LOKI E THOR - CIÚME E INVEJA (Resenha PSI)

Dentro dessa overdose de filmes de super-heróis, nesses últimos anos, uma das rivalidades que mais se destacaram é a de Loki com seu irmão Thor. O primeiro dominado pelo ciúme em relação ao outro, não aceita que seu irmão seja o preferido de seu pai, mesmo que está preferência, não fique totalmente clara durante os filmes.

Ao longo da série, vemos Loki, tomado pela raiva e ressentimento que sente de seu pai e de seu irmão, tentar tomar o trono de Asgard e, depois, da Terra, tentando, até mesmo, destruí-las. Essa rivalidade fraterna, tão acirrada, pode partir de um misto de sentimentos, tanto de ciúme quanto de inveja, sentimentos esses descritos na obra de uma Psicanalista chamada Melanie Klein. Essa psicanalista faz uma distinção entre o que é ciúme e o que é inveja, conceitos que aparecem claramente na relação de Loki e Thor.

Para Klein,o ciúme consiste no medo de perder aquilo que se ama para uma outra pessoa, sempre envolvendo um terceiro, um outro na relação. Na maior parte dos filmes, vemos Loki extremamente ressentido por achar que seu pai o ama menos que seu irmão. Loki sempre demonstrou amar Odin ( de sua própria forma), mas sempre acreditou que esse amor poderia ou foi perdido totalmente para Thor. Entretanto, mais que pelo ciúme, a relação entre os irmãos é marcada pela inveja!

A inveja, diferente do ciúme, é marcada pela relação entre duas pessoas. Nela o invejoso deseja, de forma inconsciente, possuir os objetos bons que o outro possui, seja amor, atenção, bondade, ou até coisas e conquistas pessoais. Porém, indo além disso, o invejoso, em muitas situações, segundo Klein, busca destruir toda bondade que há dentro do invejado. Pode-se perceber isso claramente em Loki. Ele não quer só o amor de Odin, mas tudo que Thor possui (Thor é preterido para herdeiro do trono, como exemplo). Não conseguindo o que Thor tem, ele tenta destruir não só ele, mas tudo aquilo que seria seu. Loki tenta esvaziar Thor, com a fantasia de que, ao tirar tudo dele, ele não teria mais o que invejar e, assim, sua dor e ressentimento cessariam.

É importante dizer, que segundo essa teoria, a inveja pode contaminar todas as relações, o individuo passa a ver o mundo de forma negativa, de forma suspeita, desconfiada, até nas coisas boas, impedindo que haja um sentimento de gratidão. Loki é o maior exemplo, o tempo todo ele quer mais, só que o fantasma do ciume em relação ao pai e a inveja da posição de Thor sempre o acompanham.

Querendo ou não, o sentimento de inveja é algo difícil se assumir e, até mesmo, tratar na clinica, todos nós temos um pouco dela, assim como o ciúme. Apesar de parecer ser pequena, a inveja é um "fantasma" que como já foi dito, contamina as relações, pois para o invejoso, assim como o Loki, nunca nada será bom enquanto o invejado ter aquilo que eu almejo, seja isso real ou fantasioso.

Psicólogo Renan Souza de Oliveira

CRP 06/151946

17/04/2019

Referencias

KLEIN, Melanie. Inveja e gratidão. M. Klein, Inveja e gratidão e outros trabalhos (1946-1963), p. 207-267, 1991.

Do meu blog - Resenhapsique@blogspot.com