Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

No filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", após Bane invadir a bolsa de valores, há um diálogo entre um policial e um outro personagem. O policial, desdenhoso, diz que não tem dinheiro na bolsa porque é pobre, e o outro personagem sentencia, em outras palavras: se roubado dinheiro dos ricos aplicado na bolsa de valores o do policial não valerá um tostão. Em tal cena se critica duramente uma ideia cara aos socialistas: a da luta de classes.

*

"Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" não é apenas um filme de super-herói; é um tratado de política. Bane, o vilão, para realizar a sua revolução, solta os criminosos presos no presídio de Gotham City, e diz representarem eles o povo, o povo que, restituído a Gotham City, a reconstruirá. É a atitude de Bane reprodução da mentalidade socialista: os bandidos são vítimas da injustiça das classes abastadas. Tal cena é, também, uma alusão à Revolução Francesa: uma das principais ações, das mais significativas, emblemáticas, dos revolucionários franceses foi a soltura dos bandidos presos na Bastilha.

*

Bane, o vilão de "Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge", é um revolucionário socialista: para realizar o seu ideal, destrói a cidade e oprime o povo. Entrega a cidade ao povo (e quem são o "povo"? o lumpenproletariado) e o que tal povo faz? Ataca os membros das classes mais bem aquinhoadas. Após Bane dominar Gotham City, há várias cenas em que pessoas da classe baixa agridem pessoas da classe alta: é a luta de classes, é a revolução socialista. E o que se vê é o caos.

*

Como se dá a justiça, no filme "Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge", após Bane, um revolucionário socialista, entregar Gotham City ao povo (povo, aqui, resume-se aos revolucionários)? Dá-se como uma farsa: os revolucionários são o advogado de acusação, o advogado de defesa, o júri, o promotor, o procurador e o juiz, a sentença a anteceder o julgamento: todos os réus são culpados, e têm o direito de escolher entre a morte, e o exílio, que leva à morte.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 11/04/2019
Reeditado em 09/06/2023
Código do texto: T6620762
Classificação de conteúdo: seguro