Perfume de mulher(1974)

Direção – Dino Risi

Você pode assistir a este filme gratuitamente no blog Verdades de um Ser clicando no link ao final deste texto. Depois, deixe lá seu comentário se gostar ou não do filme por favor.

Esta é a primeira versão do filme que, posteriormente, seria filmado com Al Pacino no papel principal.
Fausto (Vittorio Gassman) vencedor do prêmio de melhor ator de 1975 no Festival de Cannes, vive um capitão aposentado, cego e com uma mão mecânica que tem obsessão por mulheres. Este filme foi indicado para o Oscar em 1975 nas categorias de melhor roteiro e melhor filme estrangeiro, tendo vencido o César de melhor filme estrangeiro de 1976.

Fausto contrata um soldado (Giovanni) para acompanhá-lo em uma viagem de 7 dias a Gênova, Roma e Nápoles. Este é o intervalo de tempo que o filme explora. Giovanni, que Fausto chama de Ciccio, assim como também chamava seu ajudante anterior, e o antes dele e todos os outros. Sempre chamou a todos com este nome. Ele sente o perfume de uma mulher se aproximando à distância e pede para que Ciccio a descreva.

No primeiro hotel onde eles se hospedam em Gênova tem uma cena engraçadíssima que vale a pena contar aqui. Fausto pede a Ciccio para comprar o jornal e, ao trazê-lo, Ciccio pergunta se ele queria mais alguma coisa. Fausto lhe responde irritado: Claro que eu quero mais alguma coisa. Como é que eu posso ler o jornal?
– Ah, é verdade, lhe responde Giovanni, dando-se conta de que ele sendo cego precisaria que alguém lesse para ele.

Em Gênova Fausto transa com uma prostituta após mandar seu ajudante escolher uma de acordo com certas características de sua preferência que ele as informa a Giovanni.

Em Roma ele se encontra com um primo padre para lhe pedir a bênção pois pretendia cometer um crime. Mas não diz isso ao padre, só a Giovanni. A cena da conversa deste padre com Fausto é digna de registro. A câmera capta closes maravilhosos e os diálogos são perfeitos.

Na cena seguinte Ciccio encontra com a namorada em um bar junto com Fausto. Pouco depois chega um carro e ela diz que era o tio que viera buscá-la. Na despedida, Fausto a beija na boca. Ele, em poucos minutos, dá o diagnóstico dela: é uma vagabunda, chocando Giovanni. E complementa: 18 anos, bonita, e pergunta: qual o trabalho do pai? – Ele é policial, responde-lhe Ciccio.

– Pois é. E ela anda com uma bolsa de 400 mil liras? Eu peguei. É de couro de crocodilo. E perfume francês? Umas 40 mil liras um vidrinho. Baby Sitter é um pretexto para vender o traseiro até as 3 horas da manhã. E o outro é tão tio dela como eu sou o avô, sentencia Fausto para Giovanni decepcionado.

Em Nápoles eles encontram um amigo de Fausto, também cego e uma mulher muito bonita (Sara) por quem Ciccio fica interessado mas, ela é apaixonada por Fausto, que não quer nada com ela. Fausto atira no amigo ferindo-o mortalmente no peito mas ele não morre. Sandra para proteger Fausto, ajudada por Ciccio leva-o para uma casa afastada da cidade.

Logo no início do filme, durante a apresentação dos créditos, você vai se maravilhar com a belíssima música de Armando Trovajoli que irá lhe deixar embevecido durante o restante do filme.

O final não posso contar para não estragar a diversão de quem for assistir a este filme. Mereceu 4 estrelinhas.

http://verdadesdeumser.com.br/2015/11/20/perfume-de-mulher-filme-online/
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 01/07/2018
Código do texto: T6378657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.