SAILOR MOON CLÁSSICA 37: o curso de princesas

SAILOR MOON CLÁSSICA 37: o curso de princesas
Miguel Carqueija


A série clássica de Sailor Moon, após episódios de grande densidade e emoção, retorna ao tom infantil e cômico dos primeiros capítulos ao mostrar como Usagi Tsukino, a Sailor Moon, sente vergonha de si mesma ao ser posta de castigo por dormir na sala de aula, e tenta fazer um esforço para se parecer mais com uma princesa, já que de fato ela é, secretamente, uma princesa.
O aparecimento de um curso para formar princesas (a rigor, para ensinar moças a terem modos refinados de princesas), dirigido por uma inglesa, atrai Usagi. É previsível porém que se trata de uma armadilha do Negaverso ou Reino Escuro, para pegar Sailor Moon e tomar-lhe o cristal de prata...


Resenha do episódio 37 – “Serena prepara-se para ser princesa” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.


Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe
Artêmis..........................................Kappei Yamaguchi


“Será que não é certo ela ser como é?”
(Sailor Vênus)


É curioso como, no grupo de Sailor Moon, todo mundo se preocupa em vê-la tornar-se mais madura e menos desmiolada. Somente Minako, a Sailor Vênus, parece entender essa espontaneidade fascinante de Serena (Usagi Tsukino). Mas a Condessa Rose, manobrada por Malachite, aposta em que, no curso de princesas, Sailor Moon, se lá estiver, será desmascarada por sua própria falta de jeito. Quando Rose se transforma numa poderosa “yuma” (tipo de criatura maligna do folclore japonês) a situação se complica mas a ação do Reino Escuro é truncada por seus próprios comandantes, Malachite e Endymion, que não chegam a um acordo sobre a ordem a dar à yuma. Endymion, com alguma lembrança inconsciente de seu amor por Sailor Moon (não esquecendo que ele sofreu lavagem cerebral) quer apenas o cristal de prata, enquanto Malachite insiste em que Sailor Moon deve ser derrotada (eliminada). Sailor Moon é esperta o bastante para se aproveitar da situação, exorcizando a yuma do corpo da Princesa Rose. Os outros dois batem em retirada ao se sentirem em desvantagem diante do poder do cetro lunar.
A prova de fogo de Sailor Moon ainda não chegou, mas estamos nos aproximando da fase crucial da luta contra o Reino Escuro.

Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2017.