Resenha do Filme "Nise no coração da loucura."

A caminhada da saúde mental do passado e presente.

O filme relata o cotidiano de um hospital psiquiátrico na década de quarenta, como a psiquiatria da época cuidava do doente mental. A arrogância vencida pelo o amor, isso é o que nós podemos ver no filme Nise o coração da loucura diante de pouco conhecimento que os médicos e a psiquiatria Brasileira do século XX tinha, e o egocentrismo que vejamos até os dias atuais, Nise foi o bilhete premiado da saúde mental daquela década, o filme começa com um grupo de médicos abismado com a descoberta da época vinda do estrangeiro onde em vez de ser um tratamento tornou-se uma tortura, a eletroconvucioterapia (eletrochoque) e a lobotomia fêria isso que nós chamamos de direitos humanos, eram humanos tratados como animais.

Pode notar que tanto naquela época quanto nos dias atuais há uma grande diferença, pois nota-se que usava-se mais punições, hoje notamos que pouco mudou pois a punição vem de forma camuflada, são clientes termo que Nise gostava de usar, sendo sedado e dopado com altas dosagens sem oportunidade de defesa, a tortura agora ficou silenciosa e menos dolorosa, são remédio com pouco conhecimento de sua ação no cérebro.

O trabalho de Nise nos mostra que com afeto e amor podemos modificar e entendermos uns aos outros até mesmo os enfermos mental. Vale lembrar que apesar de ter vários (a) clientes naquele recinto com doença diferente todos eram tratados de formas iguais, respeitando, e depositando esperança afinal era uma forma menos dolorosa que Nise encontrou. Vale notar que Nise era a única medica como profissional algo que deixa claro a sociedade machista daquela época.

Nise foi uma grande empreendedora da época com o pouco apoio conseguiu superar as dificuldades daquela instituição e de seus colegas de trabalho. Através de sua motivação hoje os hospital psiquiátrico mudou se nome para CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, dentre outros, isso não significa que não ouve mudanças, ocorreram sim mais precisa-se de mais pois na teoria o projeto é bonito entretanto na pratica ainda podemos ver que não funciona corretamente, não diferente daquela época ainda é o interesse politico e financeiro que atrapalham as família de passar um tratamento digno a esse ovelha negra da família que é tratado como “anormal” alias quem é normal? A saúde mental no Brasil ainda é precária. O filme deixa claro e sem exagero os diferentes comportamentos entre tratar esse individuo com amor e com petulância, além de mostrar que terapias ocupacionais como a arte terapia como o filme descreve é uma ferramenta muito eficaz no tratamento, não só ela, dentre outras terapia como a musicoterapia, ecoterapia, terapia assistida. Não vejo o filme algo pesado de se assistir mais sim bem reflexível, enfim é um ótimo filme tirando o balançado da câmera no inicio é uma produção muito boa.

Nise: O Coração da Loucura. Nise - é um filme brasileiro longa metragem de 2016 dirigido por Roberto Berliner. Resultado de 13 anos de ampla pesquisa, é baseado em um momento da vida da psiquiatra Nise da Silveira, pioneira da terapia ocupacional no Brasil, lançado 2015, dvd.

contato: (66) 9.9998-6698

Juvenal whatsapp

juvenal santos
Enviado por juvenal santos em 15/10/2017
Reeditado em 27/08/2019
Código do texto: T6143335
Classificação de conteúdo: seguro