SAILOR MOON CLÁSSICA 33: reviravolta

SAILOR MOON CLÁSSICA 33: reviravolta
Miguel Carqueija


Acontecimentos de grande alcance perpassam neste capítulo do seriado “Bishojo senshi Sailor Moon”. Zyocite e Malachite resolvem atrair as sailors e o Tuxedo Mask para uma armadilha na zona portuária estranhamente deserta (detalhe típico de desenhos animados, inclusive os norte-americanos). Para tanto Zyocite disfarça-se de Sailor Moon e executa algumas façanhas para chamar atenção, inclusive prendendo um assaltante de banco. As quatro guerreiras se reúnem junto com Luna, a gata preta falante, e buscam seguir a misteriosa guerreira que se move pelos telhados. O Tuxedo Mask faz o mesmo. Logo porém as sailors caem na armadilha de Malachite, sendo presas num campo de força que vai aos poucos diminuindo de tamanho e tendendo a sufocá-las, sem que elas consigam se libertar. Perto dali, enganado pelo disfarce de Zyocite, Tuxedo Mask baixa a guarda e é apunhalado por ela seriamente, no ombro. Mas quando tudo parece perdido o repentino aparecimento de Sailor Vênus, que até então não se mostrara, vira o jogo...

“Todos os vilões de desenho animado escarnecem dos heróis antes de serem derrotados.”
(Miguel Carqueija)


Resenha do episódio 33 – “Surge a quinta guerreira: Sailor Vênus” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Elenco de dublagem:


Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Zyocite..................................................................Keiichi Nanba
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe


“Ele não deveria se entregar, não importa o quanto esteja sofrendo!”
(Sailor Vênus)

“Cinco guerreiras e dois gatos se juntaram, e nós formamos uma equipe!”
(Artêmis)

“Sailor Vênus... por acaso você é a nossa princesa?”
(Sailor Moon)


O súbito e inesperado aparecimento de Sailor Vênus modifica radicalmente a situação. Quando Zyocite apunhala Tuxedo Mask e o derruba no chão, na luta que segue este perde a máscara e a Rainha Beryl, assistindo de seu reduto com sua bola de cristal (tipo de televisão mágica...) o reconhece — fato que irá influenciar no decorrer da trama. Zyocite porém não consegue matar Mamoru Chiba, porque Sailor Vênus ataca de surpresa e lança contra ela o poder do “raio crescente de Vênus” lançado com o indicador da mão direita. Ferida, frustrada, Zyocite vê sua presa escapar mas Vênus mostra-se a distância por um instante e sai de seu alcance visual. Só resta a Zyocite juntar-se a Malachite que, ali perto, controla o campo de força em forma de cúpula que vai aos poucos baixando e estreitando-se para sufocar as quatro guerreiras ali aprisionadas. Imaginando que o Tuxedo Mask está ali por perto Zyocite grita para que ele entregue os dois cristais arco-íris em seu poder, para que as sailors não morram. Mamoru acaba aparecendo, debilitado pelo ferimento, mas Sailor Vênus volta a interferir, ferindo gravemente Malachite nas mãos com o raio crescente e estilhaçando o campo de força, libertando Sailor Moon e suas amigas.
Esta cena é sensacional.
Malachite e Zyocite acabam se retirando em evidente desvantagem, no que representou uma fragorosa derrota do Reino Escuro. A graciosa e gentil Sailor Vênus apresenta-se então, sorridente, com seus bastos cabelos louros soltos, a Moon, Mercúrio, Júpiter e Marte. Com ela está o gato branco também falante, Artêmis, que já conhecia a Luna. Sailor Moon palpita que Vênus pode ser a tão procurada princesa, e pergunta a ela, mas o episódio termina sem que a nova guerreira tenha respondido.
Na verdade a quinta guerreira seria a primeira, pois já agia antes de Sailor Moon surgir. Mas só agora ela entra no grupo.

Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2017.