KOBATO episódio 22: o fim da creche

KOBATO episódio 22: o fim da creche
Miguel Carqueija



Conforme decidido por Sayaka diante das pressões, ela fecha a Creche Yomogi após a formatura das crianças. Ao se reconciliar com Okiúra, seu marido, ela capitula diante das exigências do sogro que, implacável na cobrança de dívidas, exigia o terreno e o fechamento da creche.
Okiúra se afasta temporariamente e a creche é demolida. Kobato, solidária em tudo, ajuda Sayaka na mudança de objetos e está a seu lado quando o prédio é demolido. Mas Fujimoto não aparece e se recusa a ir ao local alegando estar ocupado com seus trabalhos. Kobato sente dor no coração. Fujimoto continua revoltado e mantém a garota a distância. Mas o Senhor Ioryogi está preocupado com outras coisas. A embaixadora celeste, Usagi, a criatura etérea em forma de coelha, vem avisar que o prazo de Kobato acabou e só resta uma semana...


Resenha do vigésimo segundo episódio – Dia do adeus — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“Só quero sorrir de felicidade e cantar sempre que der vontade.”
(Kobato – canção-tema de abertura)

“Não sabe nem o que está sentindo?”
(Ioryogi)

“Só queria poder te fazer sorrir. Já percebeu? Porque eu quero envolvê-lo com as minhas asas.”
(Kobato – canção-tema de encerramento)

O episódio é perfeccionista em seu minimalismo e na perfeição dos detalhes visuais. A graciosidade de Kobato, presente inclusive no seu modo de vestir e na sua postura, é onipresente. Os sentimentos da garota, com toda a sua discrição, podem ser facilmente perceptíveis, o seu amor pelo traumatizado Fujimoto, que não permite a si próprio relaxar. Para Fujimoto a perda definitiva da creche parece tê-lo fechado definitivamente em copas e mesmo quando, ao sofrer um acidente de trânsito, ele fica com um braço na tipóia e Kobato insiste em ajudá-lo, ele a destrata.
Mas Fujimoto não sabe que a menina veio do Céu, que tem um prazo para realizar a sua missão de amor afim de ser redirecionada, já que viera à Terra sem memórias. Ioryogi tem uma reunião com seus cúmplices do mundo da fantasia, todos agora reduzidos a formas animais por castigo, já que haviam desafiado a Deus. Ioryogi pensa em uma nova revolta, sequestrando a embaixatriz celeste, mas é dissuadido. O que realmente incomoda o díscolo é o destino de Kobato, pois ela fôra inocentemente atingida pela guerra mística e deseja retornar a um mundo que conheceu e já não se lembra. O prazo da missão de Kobato está quase esgotado e ela ainda não encheu completamente o pote das joias místicas representantes dos corações feridos que ele viera curar.
A série aproxima-se de seu clímax.

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2017.