KOBATO episódio 20: OS VIAJANTES

KOBATO episódio 20: OS VIAJANTES
Miguel Carqueija


Num episódio muito especial de “Kobato” encontramos aqui um cruzamento com outra série da CLAMP, “As Crônicas de Tsubaya”. Kobato e Ioryogi esbarram com Shoran, Phi, Mokona e Kurogane, os quatro viajantes dimensionais, faltando, não se sabe porque, a Sakura. A CLAMP faz muito isso, de promover encontros com personagens de seriados diferentes. Mokona, como se sabe, é um bicho mágico falante, com ares de coelho balofo, os demais são humanos: Shoran o rapaz sério, Phi com seu jeito gentil, Kurogame o samurai mal-humorado. Kobato se entende às mil maravilhas com o grupo que vem de outro mundo e passa pouco tempo em nossa Terra.


Resenha do vigésimo episódio – Os viajantes — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“Pessoas de outro mundo poderão apenas orar por ela, mas conte conosco também.”
(Phi)

“Ela é tão boazinha.”
(Sayaka)

Chega o dia 14 de fevereiro que, no Japão, é o Dia dos Namorados. Kobato propõe uma comemoração na creche, como uma brincadeira para as crianças, já que nesse dia se oferecem chocolates às pessoas mais estimadas. Porém, o tempo de Kobato está acabando e Ioryogi sabe disso. O frasco místico está quase cheio com as contas espirituais representando os corações curados por Kobato...
Mas Kobato tem um sentimento de estranheza cada vez que vê ou pensa em Fujimoto, cuja fisionomia habitualmente carrancuda já se mostra mais suavizada diante dela, mas ainda sem sorrir. Os visitantes do outro mundo (Tsubasa) percebem isso e Phi até fala a Ioryogi: “Mas ela ainda não tem certeza”. O amor de Kobato por Fujimoto desperta aos poucos...
É notável a qualidade que os desenhos japoneses atingiram inclusive na parte estética e no minimalismo, representando cenas à perfeição. Por exemplo, ao ilustrar o tempo frio vemos o hálito de Kobato projetar a típica névoa. E os sentimentos também são muito bem expressos pela mímica facial. A interação entre a mensagem de “Kobato” com o visual do desenho é sensacional.

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2017.