Todos os homens do Presidente
No filme todos os homens do presidente, os dois jornalistas do The Washington Post adotam uma postura sabia, que vão em busca da informação custe o que custar até mesmo perder o emprego deles, pois em primeiro momento eles não tem tanto respaldo do seus chefes.
A todo o momento eles fazem um jornalismo investigativo, preservando a fonte (o garganta profunda). São jornalistas sérios que não se atem aos interesses da empresa (o jornal).
Por outro lado em dois momentos eles também contam com os seus editores que permitem que as matérias sejam divulgadas. Podemos dizer que eles têm uma postura ética que hoje talvez tenha se perdido em muitos profissionais.
No caso deles buscam denuncia e investigar a verdade sobre a realidade dos fatos.
O jornalismo atual geralmente obedece ao interesse das empresas de comunicação que visam audiência e o lucro. Por mais ético que o profissional seja para onde ele for terá que seguir alinha de raciocínio do veiculo em que trabalha, ou seja, haverá um pouco de manipulação. Apesar disso o jornalista tem que ser o mais ético possível, não faltando com a verdade.
O The Washington Post dava respaldo a seus jornalistas, hoje em dia isso nem sempre ocorre e os jornalistas ficam em uma situação complicada seguir o que acredita ou manter o seu emprego