Filme:O Enigma de Kaspar Hauser
Autora da Resenha: Inajara Amanda
O personagem principal do filme apresenta várias caracterísiticas acerca das teorias desenvolvidas sobre a aquisição da linguagem, no entanto algumas foram muito marcantes, ao que pude perceber, no entanto, não acredito que apenas uma tenha se sobresaído, pois, no decorrer do filme, o personagem passou por várias fases em sua vida, no que me refiro a sua aprendizagem.
Nesse proceso de aprendizagem, percebe que o meio teve sua parcela de influência na construçao do conhecimento ao rapaz, o qual passou por várias adaptações, sendo construídas todas à base de processos longos e trabalhosos. Éra como se tivesse ocorrendo o parendizado de uma criança, mas as fases biologicas adultas.
Mas vou fazer algumas observações sobre seu comportamento, os quais me remeteram algumas teorias, como já havia mensionado acima. A teoria de Skinner, condicionamento operante, reforço e punição, esse processo se deu no momento em que professor iniciou seus primeiro ensinamentos, reforçando as palavras. A teoria de Jean Piaget também surgiu, quando o personagem começou a aprender através da memorização dos símbolos, teoria esta que Piaget chamou de evolução copermiciana.
E por fim, pude perceber que não foram as teorias que se destacaram no persongem principal do filme, pois, apesar de confirmadas todas as teorias sobre aquisição da linguagem creio que ainda há muito que se discutir e estudar, pois há controversias entre elas, o que nos parece um reforço para os estudiosos buscarem mais respostas.