ANALISE SOBRE RITO A PARTIR DO FILME BARAKA

FRICKE, Ron. Baraka, EUA, Megidson Films, 1992. 96 min.

O filme `` Baraka ´´ trata de vários temas relacionados a religião, porem o que mais se destaca é a ênfase que ele dá aos ritos. O rito é uma das formas de expressão religiosa, assim como o símbolo e o mito, e esta relacionado a cultura e a vivencia religiosa de cada povo. Ele também se destaca por ser uma das formas de socializar, entre os indivíduos de uma comunidade, o fator religioso.

No documentário, vemos varias formas de ritualizar a relação do homem com o sagrado, essa variação muda de acordo com a cultura e a experiência religiosa de cada ser. José Severino Croatto diz em seu livro, linguagem das experiências religiosas, que ``todas as culturas e todos os povos tiveram e têm uma expressão religiosa ´´, isso que dizer que cada povo tem uma forma de se relacionar com o sobrenatural. Essa forma de se relacionar é realizada através de símbolos, mitos e ritos.

Croatto afirma que o ritual, do ponto de vista dos fatos religiosos, é a característica que mais se sobressai em toda religião, pois o rito traz uma união dos símbolos religiosos (utilizado para representar a ligação com o sagrado) e o mito (narrativa a partir do ponto de vista religioso). Essa ritualização não só se destaca pela sua importância dentro da religião e da cultura, mas, por ser uma expressão gestual, e, na maioria das vezes, repletos de danças, cantigas e narrativas, que muitas vezes por sua estrutura bem elaborada, chamam a atenção e despertam curiosidade.

Essa característica, do fenômeno religioso, é uma das formas mais evidentes que temos de perceber que a religião é um fator extremamente social. Através disso, observarmos que a relação do homem com a sociedade, com a natureza ou com o mundo, esta fortemente ligada a sua relação com o divino. Podemos ver que é no momento da manifestação gestual da religião,que o homo religiosus, compartilha as suas aspirações e divide narrações sobre hierofanias (manifestações do divino), assim percebemos que o ritual demonstra ser um feito altamente comunitário, onde não ocorre a participação de um ser isolado, mas, a participação e interação entre um grupo de pessoas.

Entende- se com isso, que as imagens apresentadas em ``Baraka´´, mostram o rito não só uma simples parte da vida humana em sociedade, e sim, uma parte integrante dela, uma identidade. Se for considerada toda importância que o rito tem para o homem religioso, podemos aceitar que ele é uma grandes expressões de existência.

Referencia bibliográfica:

CROATTO, Jose Severino. Linguagens da Experiência Reliogiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. 3. ed. São Paulo: Paulina, 2010. 523