Destino


Cenários belíssimos aliados ao talento da atriz brasileira Lucélia Santos, tornam esta película uma saga entre dois mundos tão distantes e diferentes... Próximos através de um enredo que mescla mistério, tradição, romance e beleza.

Quando pensamos na China , tecemos caminhos bem diversos ao que o filme propõe. Nesta primeira co-produção há muito cuidado em apresentar um argumento forte e tocante.  Confesso que não conhecia este lado da China, apaixonante e intenso. Algumas vezes é preciso abrir as portas ao novo que está começando de mansinho.

Destino por si só é um título intrigante. O que trazemos em nossa bagagem existencial  é determinante ou serão nossos atos que irão compor  o presente... Isto é muito oriente e não podemos negar:  estamos  cada dia mais preocupados com qualidade de vida. Buscamos a paz de espírito e muitas vezes encontramos na meditação, yoga, tai shi chuan...

Crenças e valores. Verdades e mentiras. Decisões e pendências. Muitas são as causas e não podemos negar que a intuição por diversas vezes, é mais forte e vence a lógica.
 
Assim  contornamos a estrada e tomamos o atalho. Pegamos aquele avião e tomamos decisões que irão transformar nossa história. Crescemos desta ou daquela maneira e somos influenciados por nossas origens.

Este filme é uma pontinha do muito que pode vir por aí... O Oriente é uma imensa caixa de relíquias, repleta de informações, lendas, diferenças e desafios. Não há como não se emocionar diante da perfeição. Não cabe neste momento julgar ou fechar a tampa  sem dar uma espiada.

Para entender é preciso aprender, conhecer e experimentar. A arte sempre foi pródiga em suas ‘’artes’’. Seja no cinema, literatura , pintura, música... Sempre haverão instantes sublimes de pura inspiração e emoção.  Nisto reside o fato de sermos aptos a sentir. Resta abrir o coração e assistir Destino.
 






Sinopse:

Luiza, vivida por Lucélia Santos é uma jornalista do Rio de Janeiro, vive uma crise no seu casamento com Cláudio, artista plástico, que não consegue entender a incapacidade dela em conciliar a paixão pela profissão com sua vida pessoal.

Durante uma viagem de trabalho para uma fazenda no interior de São Paulo, Luiza descobre uma vila abandonada, na qual outrora moravam imigrantes chineses que trabalhavam na plantação. Lá, conhece a jovem chinesa Ming, um espírito que para descansar, precisa corrigir uma injustiça: Ming foi acusada de trair seu marido, Zheng, que foi embora para a China, levando seu filho, Tching.

A jornalista decide investigar e começa se envolver com a história, o que contribui para desgastar ainda mais sua relação com Cláudio. Quando surge, na revista em que trabalha, uma matéria na China, ela agarra a oportunidade.

Na viagem, encontra Thing, interpretado pelo o ator brasileiro Chao Chen. O personagem Thing  que ignorava a verdade sobre o passado de seus pais,  tem sua vida virada de pernas para o ar,  confuso, decide vir ao Brasil e tirar tudo a limpo.

Juntos, vivem situações que contrariam a lógica, e acabam se apaixonando. Luiza engravida e o casal decide morar numa comunidade budista no sul do Brasil, onde nasce Tao, prematuro, mas saudável. É um dia de festa.
 
Tao, filho de Luiza e Thing, tem 17 anos e segue sua vocação em um monastério budista na China. Atormentado por sonhos com um círculo de fogo incompleto e imagens da infância, ele aproveita a visita da mãe para saber mais sobre seu passado. Reconhece o círculo de seus sonhos num vaso que Luiza adquiriu na cidade e vai até a loja para descobrir quem o pintou. Na loja trabalha Zheng, avô que Tao não conhece.

Lá, conhece Zheng, sem imaginar que ele é, na verdade, seu avô. E Liu, a jovem chinesa responsável pela arte. Surge um sentimento de afeição e a convida para um passeio. Ela fala sobre seu casamento arranjado. Quando retorna à loja, Huang, seu marido, a espera bêbado. Ela mente sobre onde esteve, mas deixa o marido desconfiado.

Luiza tenta convencer o filho e a jovem a se afastarem, pois conhece as tradições chinesas, mas Tao se irrita com a intromissão da mãe.
Luiza pede ajuda a Tching, que decide ir à China. Agora, todas as personagens se encontram novamente para tentar resolver o que há tantos anos começou.




http://www.youtube.com/watch?v=4FJhr4SEmhM
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 02/07/2009
Reeditado em 02/07/2009
Código do texto: T1678550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.