"Busca Implacável" (Taken)
"Busca Implacável" (Taken)
Verdade seja dita, quando Luc Besson está envolvido, a palavra porcaria só vai sair dos seus lábios se você estiver de mau humor.
Luc Besson assina roteiro e produção.
O titulo dá pra ser lido em 3 segundos, um pouco mais se você estiver com dor de dente, e de fato lembra Chuck Norris e companhia. São os tradutores...
Se você tem um adolescente no pedaço, vale conferir o “Carga Explosiva 3”, porcaria com pérolas assombrosas, mas o Luc Besson também manuseou, por isso as pérolas são um assombro, e você e seu adolescente terão assunto para 3 semanas. Noves fora, dez a zero no desafortunado “O procurado”, com Morgan e a doce filha do John Voight.
Em “Taken”, Lian Neeson tem uma doce filha. Ele é um sujeito amargurado, aposentado do secret service, a mulher se cansou do marido ausente e arranjou um triliardário de plantão. Quando a filha do Neeson completa 17 anos, ele aparece com um suado presente debaixo do braço, mas o new papito já comprara para ela mundos e fundos. Pouco depois a menina quer viajar para Paris, possível risco, reflete o pai, todos o acham um paranóico, a viagem já está no esquema, mas, aos 17 anos, quem assina a autorização é a lei do sangue, e não da grana. Tudo isso vai fluido da tela para a mente do espectador, sem mau gosto ou golpe baixo.
Vale lembrar que Lian encara a dramaturgia em movimento com retidão e precisão, foi o protagonista do “A Lista de Schindler”, o instrutor Tao das Trevas no “Batman Begins”, dois papéis só para ilustrar que o cara quando encara os papéis, você acredita em tudo o que ele fala. Porque cinema é “me engana que eu gosto”, mas tenha a fineza de ser convincente. Lian convence.
Pierre Morel dirige. Seu segundo longa. O primeiro foi "13º Distrito".
Através do título é possível supor que a turma dos mal intencionados levará a filha do ex-agente. Acho que os tradutores nos ajudam a pensar. A agremiação dos vocábulos busca+implacável, sugere mesmo que o pai não vai deixar barato. Luc Besson garante que você não está nos primórdios do Clint Eastwood, nem nos estertores do Steven Seagal.
93 minutos com catalogação de filme francês, gênero suspense, estúdios Vigésima Raposa do Século.
Entretenimento para qualquer freguês que quer se entreter, e já canchou do xou da xuxa.