PERFIL de renovado VuJONGA magazine.com   
 
Em 1º de Dezembro de 2019 (efeméride de 1640 da Restauração da Independência do Reino de Portugal, do domínio do  Reino de Espanha), VuJonga magazine.com  surge quási como um projecto premonitório da necessidade de manter a lucidez intelectual de seus promotores.   

Pois, em Dezembro de 2019, após os jogos militares mundiais de Outubro em Whuan, na RPC, já se projectavam para 2020 nuvens desestabilizadoras de uma pandemia gripal (sars1) de consequências sociais devastadoras a níveis da saúde pública, economia e finanças, e de convívios contraditórios com falhas comportamentais de bom-senso público.

Falhas eventualmente agravadas pela inundação de ‘fake-news’ ou de ‘soundbites’ ideológicos de desinformação, à velocidade do som de um ‘click’ das novas-tecnologias da comunicação.  
 
Nesse âmbito, o VuJONGA magazine.com  em renovado formato digital terá reinício no dia 1º de Outubro de 2020. A nova periodicidade fixa a sair nas bancas virtuais terá lugar no Dia Primeiro de cada mês.

VuJONGA magazine.com é, por conseguinte, uma iniciativa de um autor, pintor e poeta (Mphumo Kraveirinya) e de duas autoras poetisas – Myriam Jubilot d’Carvalho e Silvya Gallanni –, que partilham há́ anos o espaço facilitador de edição online do Recanto das Letras – sediado em Sorocaba no Estado de São Paulo, Brasil, país da América do Sul.

O Recanto das Letras foi a plataforma digital escolhida que lhes poderia proporcionar a desejada conexão virtual, sem fronteiras, com todas e todos os amantes das Artes e Letras a nível global.
     
VuJONGA magazine.com  conta com duas colaboradoras residentes, na EUROPA – uma Nonagenária – Dona Cacilda da Conceição Dias (n.1923),  Craveirinha por matrimónio – na divulgação de culinária mestiça tropical; e uma Psicóloga clínica e psicoterapeuta – Drª Fanisse Craveirinha (Mestre).

E, mais quatro colaboradores: o autor ‘além-atlântico’ do BRASIL, pós-Doutorado  –  Professor DR. Adelto Gonçalves (USP); Kuáracý Xaman – ‘Pajé do Sol e da idade do fogo ancestral, Guarani, da Amazônia’; o compositor musical Costa Neto e o editor-jornalista – Falume Chabane, ambos de MOÇAMBIQUE, no sudeste d’ÁFRICA – esse portentoso continente berço da espécie humana e da primeira civilização do mítico Éden.   

Esta iniciativa VuJONGA magazine.com surge da necessidade triangular de Interface – Sinergias – Endogeneização; ‘tout court,’ ISE – no objectivo de facilitar a promoção da Comunicação e Cultura. Isto é: interacção, parcerias e efeitos multiplicadores na divulgação cultural em formato de cadernos literários assinado por diversas autoras e autores com seus originais autorizados.  

Não podemos, ainda, deixar de nos referir ao site 
https://macua.blogs.com/moambique_para_todos/vujonga_cadernos-liter%C3%A1rios/ de Fernando Gil, que de PORTUGAL tem também sido divulgador das edições do VuJONGA  magazine.com, desde a sua fase inicial ainda como ‘VuJonga cadernos literários,’ em 1º Dezembro 2019.

Assim como não podemos, também, deixar de nos referir à contribuição da ux designer Weiman Kow de Singapura, pela utilização autorizada dos seus desenhos de prevenção ao Covid-19, no VuJonga magazine.■

Post Scriptum: VuJonga em idioma shiJonga (língua africana baNto oriental do sul de MOÇAMBIQUE) significa nascer do Sol ou Oriente. Aliás, referência ao gene leste-africano, ancestral, do impulsionador desta iniciativa literária, além do seu gene europeu e sefardim herdado também de seus avós maternos e paternos, do outro lado da memória familiar.  

Portanto, um muJonga VuJONGA (natural de uma região do Sol nascente) solidariamente abraçando o mundo.■
________

NOTAS

SARS1: acrónimo inglês de Severe Acute Respiratory Syndrome.
Traduzimos para Síndrome Agudo Respiratório Severo.


LIGAÇÃO

https://vujongamagazine.com/