O MACHISMO E A ARTE !

Abaixo, um artigo sobre o machismo, que ronda nossa sociedade, de todas as maneiras. Das mais pretensiosas às silenciosas. Até em brincadeiras ou em escritos, alguns homens assim procedem; deixando claro que "pegam ", porquê elas vem buscar o milho que eles atiram e aí eles "craum" nelas. (Frase utilizada pelo ex Doutor Roger Abdemassih) , o crápula estuprador , nos anos de 2008.

Isso é um verdadeiro absurdo, eu sou absolutamente contra essa prática. "Se escrevemos poemas sensuais, é por estarmos afoitas ao sexo..." Particularmente, adoro escrever temas sensuais, sempre gostei. Isso não é para chamar atenção de homens. É sim, um modo embutido em personalidade. E até as mulheres, algumas são mais machistas do que muitos homens. Deixando de pactuar com elas mesmas. E, omitindo-se aos temas pertinentes!

A arte é a maior manifestação assexuada de todos os séculos. Basta ler a Bíblia, para notar tais advertências, como também o machismo, que por lá já bradava...

Não é uma manifestação feminista, é um chamado ao que circula na sociedade, onde nossos filhos, filhas, circulam, e não queremos ver tais ocorrências...

Esclareço ainda, que muitos homens, são gentis e inteligentes o suficiente, para não agirem dessa forma. Até são mais gentis e generosos, do que grande parte das mulheres.

“VOCÊ TENTOU FECHAR AS PERNAS? ” – A CULTURA MACHISTA IMPREGNADA NAS PRÁTICAS SOCIAIS

Márcio de Oliveira, Eliane Rose Maio

Resumo

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2016.25199

----------

A sociedade ocidental tem assistido a inúmeros casos de machismo impregnado nas falas, condutas e práticas sociais por parte de muitas pessoas que nela vivem. Esse comportamento não é restrito a homens machistas, mas, também, a mulheres machistas. Esta prática é aprendida em várias instituições sociais, às quais se destacam a família, a escola e a mídia, por exemplo. Diante do exposto, este artigo foi construído por meio de análise bibliográfica e um breve estudo de caso, e tem o objetivo discutir, com base nas teorizações foucaultianas, feministas e com preceitos dos Estudos Culturais, a partir de dois casos em específico de machismo – um praticado por uma mulher (juíza espanhola) e outro caso, ocorrido no Brasil, praticado por um delegado (homem) responsável por uma investigação de estupro coletivo – a formação dessa prática tão indesejável e violenta. Além disso, serão apresentadas leis que auxiliam no combate à violência contra as mulheres (Lei 11.340/2006 e Lei 13.104/2015) e dados alarmantes relacionados a essa prática. Infere-se que o machismo ainda é uma prática bastante presente na formação das pessoas, e que esse discurso e modo de se comportar tem estado presente em inúmeros ambientes sociais e privados. É preciso, desta forma, que se criem mecanismos e políticas públicas a fim de combater a violência contra as mulheres: mais do que leis, é necessária Educação para o reconhecimento das diferenças; e atenção para todas as práticas sociais, de modo a extinguir o machismo.

Palavras-chave: Machismo. Família. Escola. Mídia. Violência Sexual.

----------

Luiza De Marillac Michel
Enviado por Luiza De Marillac Michel em 29/06/2019
Reeditado em 29/06/2019
Código do texto: T6684463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.