A filosofia em Bojack Horseman

Se você procura sobre temas filosóficos e profundos, teorias existencialistas e até sobre a própria ética moral, essa é a série perfeita para você.

"Qual o sentido da sua existência?"

No contexto cômico da nossa história, podemos encontrar questões filosóficas como: a liberdade radical de Satre, a distração de Pascal ou o absurdo de Camus.

As animações antropozoomórficas, ou não, estão sendo usadas com muita sabedoria nesses últimos anos. Utilizando de críticas sociais e arte como uma maneira de abrir a mente das pessoas de uma forma completamente descontraída.

Atualmente está surgindo uma nova geração de animações nas quais avançam com temas muito mais filosóficos quando estamos desprevenidos, com a intenção de apenas rir destes shows.

A série não usa só o cavalo, mas também a cidade e até mesmo os próprios coadjuvantes para retratar algo chamado de "através da superfície". É basicamente quando nos prendemos a algo superficial para não pensarmos no próprio peso existencial, rústicamente dizendo, o próprio sentido da vida. Coisa dita pelo adorável padrinho do niilismo existencialista, Blaise Pascal:

"Se a vida é sem sentido, como devemos realmente lidar com ela?"

Você pode recorrer a três opções:

. A LIBERDADE RADICAL

Ela prega que a existência do ser humano não tem um propósito. É como se tivesse o total controle da sua vida, tem o controle para mudar e sair das situações ruins tanto quanto pode se afundar ainda mais nas mesmas.

Você tem o poder total para tomar a direção da sua vida, seja lá qual for o caminho a se seguir.

. A DISTRAÇÃO

O próprio nome já é bem sugestivo, trata-se de distrair a mente para lidar com o seu peso existencial. De alguma forma ou outra, todos fazemos isso ou já fizemos. Pode não ser sobre o seu peso existencial, entretanto, tenho certeza de que já distraiu a mente para esquecer de algo que não era para ser lembrado.

. O ABSURDO

Essa filosofia advém do paradoxo entre a busca individual por sentido e a falta de sentido provida pelo universo. Como seres que buscam significado para a vida em um mundo sem sentido, humanos possuem três maneiras de solucionar este dilema.

1 - Suicídio: a solução em que um cessa sua própria vida.

2 - Religião e espiritualidade: solução em que se acredita na existência de uma realidade fora de alcance, além, do Absurdo, e, logo, possui significado.

3 - Aceitar o Absurdo: é a solução em que aceita-se a ideia do Absurdo e vive-se apesar dela, sem resignação.

Em geral, essas animações nos deixam impressionados não só porque é uma das primeiras coisas que assistimos quando criança, mas também porque nos faz se relacionar com pessoas diferentes, para notarmos e tentarmos entender nós mesmos.

Gabriel B C Souza
Enviado por Gabriel B C Souza em 06/06/2019
Reeditado em 25/10/2019
Código do texto: T6666197
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.