BIPOLARIDADE E PRECONCEITOS!



O transtorno bipolar é uma doença cerebral física, portanto, que leva a alterações no comportamento do indivíduo, fazendo com que ele oscile entre pólos distintos, que podem ser período de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão. As chamadas "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.


Existem diferentes tipos de transtorno bipolar, todos eles afetam os níveis de humor, energia e atividade do indivíduo. Sendo assim é possível que a pessoa manifeste estados de humor variados, que podem ser período extremamente exaltados e com energia, conhecidos como episódios maníacos, a períodos muito tristes e sem energia, também conhecidos como episódios depressivos. Podem haver também mais brandos, também conhecidos como hipomania.


Existe a crença de que o transtorno bipolar envolva apenas períodos de extrema alegria, seguidos por muita tristeza, porém, a verdade é que os episódios dentro do espectro podem apresentar características não tão simples de identificar:


A euforia (ou mania) é uma das fases do Transtorno Bipolar e caracteriza-se por um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, sem qualquer relação com o momento que o indivíduo está vivendo. Nesse período do transtorno bipolar, o paciente não está deprimido e nem alegre por um motivo especial, mas apresenta humor eufórico, irritável ou mesmo jocoso ou arrogante. Mania de grandeza também é muito comum. Em geral, a mudança do comportamento na euforia é súbita, mas o indivíduo não percebe a sua alteração ou a atribui a algum fator do momento. O senso crítico e a capacidade de avaliação objetiva das situações ficam prejudicados ou ausentes, com explosões de raiva e fúria.


Quase 10 milhões de brasileiros têm transtorno bipolar. Parece simples classificar mudanças súbitas de humor, mas não é tudo a mesma coisa. Como diferenciar a bipolaridade e a depressão?


O nosso humor sofre oscilações dependendo dos estímulos que recebemos no dia a dia. Faz parte da vida estarmos hora feliz, hora triste, mas isso não pode ser confundido com transtorno bipolar.


Há um risco real de suicídio, principalmente nos estados mistos, essa mistura dos sintomas de depressão com sintoma de exaltação do humor é a situação mais crítica do ponto de vista do suicídio, a depressão também oferece muito risco à vida do paciente.


"É importante dizer que um dos maiores inimigos do paciente é o preconceito”, ressaltou a professora. Ela acrescentou que não é raro verificar pessoas que sofrem com o transtorno evitarem o tratamento porque tem preconceito contra o acompanhamento psiquiátrico e os medicamentos de controle da doença. “Essas pessoas precisam saber que vão viver muito melhor se fizerem o tratamento”, destacou a médica."


NA DÚVIDA PROCURE SEMPRE AJUDA MÉDICA.


PESQUISAS :

Portal da Saúde Mental

PMD Psiquiatras Do Brasil
Luiza De Marillac Michel
Enviado por Luiza De Marillac Michel em 18/11/2018
Reeditado em 18/11/2018
Código do texto: T6505871
Classificação de conteúdo: seguro