ZÉLIA LESSA A MÚSICA EM UMA VIDA – Lançamento

Com o apoio da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL aconteceu na terça-feira, 31/10/2017, a festa de lançamento da biografia autorizada da musicista e maestrina Zélia Lessa, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna; presentes muitos dos atuais participantes do coral Cantores de Orfeu, professores e amigos da autora, Efigênia Oliveira e ex-alunos da professora Zélia Lessa.

O livro “ZÉLIA LESSA a música em uma vida” é um belo trabalho literário, da escritora Efigênia Oliveira que por mais de dois anos empenhou-se em pesquisas, coletando depoimentos, procurando parentes da protagonista para falar das lembranças de infância e cederem fotos, bem como entrevistas com cantores novos e mais antigos do ‘Coral Cantores de Orfeu’, colher opiniões de ex-alunos, empresários e toda gente de Itabuna, que de alguma forma fez ou ainda faz parte da vida da professora Zélia Lessa. Claro que as melhores e mais idôneas informações foram reveladas pela própria biografada.

O Presidente Ramiro Aquino e o presidente honorário Ivann Krebs Montenegro, da AGRAL estiveram impecáveis no papel de mestres de Cerimônia. Ambos, como sempre, com muita competência e alegria. Elogiaram o trabalho da escritora e, principalmente, a personagem principal, Zélia Lessa, que é integrante da Academia Grapiúna de Letras, desde a sua fundação há seis anos.

A Editora Via Literarum na pessoa do professor Agenor Gaspareto, falou da sua alegria ao ser procurada para editar a biografia de pessoa tão importante na vida cultural de Itabuna.

Também contamos com a presença muito querida do professor João Cordeiro de Andrade, historiador, que ano passado foi um dos escolhidos, entre os vinte e quatro professores do Sul da Bahia, para receber a homenagem do "Mérito Educacional 2016", honraria concedida pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), aos profissionais que muito contribuíram com a educação e desenvolvimento da região. O professor João Cordeiro de Andrade, que sempre soube valorizar e enaltecer personagens que contribuem para o progresso da cidade elogiou o trabalho de Zélia Lessa e exprimiu sua alegria em participar da festa.

Franqueada a palavra a quem desejasse, alguns se manifestaram, felizes por estarem vivendo momento tão especial, todos revelando algo bom da sua vida onde esteve presente Zélia Lessa. O tenor Oziel Oliveira Azevedo, que integra o CORAL CANTORES DE ORFEU desde menino, falou de como foi convidado por Zélia Lessa para um teste, e como desde então viu sua vida modificada pela música, acolhido por “essa criatura tão especial”. Também Efigênia contou como foi abordada por Zélia Lessa, que declarou ser ela uma grande soprano.

O Clube do Poeta Sul da Bahia esteve representado pelo seu presidente Adeildo Marques e outros poetas. Clovisnaldo Argolo, Antonio Oliveira, Glória Brandão e Walmir do Carmo, apresentaram performance teatral, todos com palavras de afeto e reverencia à biografada. Naná Bittar interpretou texto de Efigênia Oliveira, com muita desenvoltura, sua característica.

Muitos aplausos para o gestor do Centro de Cultura Adonias Filho, Sr. Cláudio Lyrio, quando disse da sua alegria por disponibilizar aquele espaço para tão relevante evento, e se referiu a aquisição de um piano de cauda, ainda na embalagem, incumbindo a professora Zélia Lessa de promover a inauguração do instrumento, com uma festa do Coral Cantores de Orfeu. Foi mais aplaudido ainda, quando assegurou que, ao espaço destinado a reuniões para ensaios de artistas, instrumentistas, etc., dará o nome de “Sala Zélia Lessa”.

Finalmente Zélia Lessa agradeceu com voz forte a todos que ali estavam, manifestou seu contentamento pelo trabalho carinhoso de Efigênia, convidou pessoas para participarem do seu coral e anunciou o início dos ensaios para a festa de inauguração do piano no CCAF.

Foi servido coquetel enquanto Zélia Lessa, aos 91 anos com a disposição de adolescente, enfrentou a grande fila para receber o seu autógrafo. Sentindo-se feliz e motivada concedeu longa entrevista a uma emissora de televisão.

ITABUNA CENTENÁRIA-ICAL lá esteve, participou e fotografou.

Eglê S Machado

Academia Grapiúna de Letras- AGRAL