A verdade sobre Sininho

A VERDADE SOBRE SININHO
Miguel Carqueija


Resenha do mangá (volume único) “O segredo de Tinker Bell”, de Haruhi Kato, série Disney Fadas, Editora Abril, São Paulo, 2015. Apesar do copyright da Disney, não há indicação da publicação original e deve-se supor tratar-se de criação nacional, pois também não consta o nome de quem traduziu.

Criada pelo autor britãnico James Barrie numa peça teatral, a fada Sininho (Tinkerbell no original) é a companheira do garoto mágico Peter Pan em suas aventuras na Terra do Nunca, às voltas com sereias, meninos perdidos, índios e piratas. A imortal criação de Barrie foi muito aproveitada em filmes e quadrinhos, principalmente por Walt Disney e seus estúdios. O desenho longo de 1952 é um grande clássico.
Nos últimos anos porém, na franquia de animação produzida por John Lasseter na Disney, Tinkerbell separou-se de Peter Pan e passou a protagonizar suas próprias aventuras, como “Tinkerbell e o tesouro perdido”, obra realmente genial.
O que aconteceu afinal entre a fadinha e Peter Pan? Por que se separaram e Sininho retornou à Terra das Fadas?
Este mangá apresenta uma hipótese interessante para esclarecer o enigma. Tudo começa quando Tinkerbell, a fada-artesã da comunidade das fadinhas de árvores, perde o seu martelo especial, que não pode ser facilmente fabricado, e já não consegue fazer direito o seu serviço, pois as outras ferramentas que tenta usar não dão bom resultado. Tinkerbell tinha outro martelo de reserva, mas... esquecera-o na Terra do Nunca, na casa da árvore de Peter Pan. E, por algum motivo, não queria procurar o Peter Pan. “Não posso procurar o Peter Pan...”
Para quem assistiu o desenho clássico de Walt Disney (1952) e viu como Sininho tentou assassinar Wendy, por ciúmes de Peter Pan, pode imaginar o motivo da separação entre os dois. Felizmente, o homem-pardal (fada masculina) Terence está sempre disposto a dar apoio moral a Tinkerbell, nas horas de crise.
“Não sei muito sobre o Peter Pan... e nem o que aconteceu entre ele e a Tinker... mas quero fazer algo pra ajudá-la...”
Na verdade essas histórias novas de Sininho valorizam muito a amizade. Quanto a Peter Pan, é pândego como sempre.
Infelizmente o traço do mangá é deficiente, e Sininho nem de longe aparece bonita como a conhecemos. De fato, o traço de Haruhi Kato é rústico.
Mas a história em si é interessantíssima e repleta de minimalismo fascinante, com a psicologia doce e sensível de Tinkerbell sendo revelada a cada instante.


Rio de janeiro, 15/16 de agosto de 2015.