PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – FILOSOFIA e SOCIOLOGIA (2013)
1. PERFIL
Do professor de filosofia exige-se que domine os principais temas dos diferentes períodos da
história da Filosofia e que, a partir desse conhecimento, seja capaz de introduzir os jovens na
reflexão filosófica, empregando metodologias de ensino e estratégias didáticas apropriadas
para tornar esse saber acessível ao estudante do ensino médio. Com base no legado da
tradição, expresso no contato com autores, ao professor de Filosofia compete promover o
desenvolvimento de um pensamento crítico e coerente, quer dizer, logicamente organizado e
argumentativamente fundamentado. Em sua atuação docente espera-se que associe, sempre
que possível, o domínio do conhecimento específico da área com os temas e questões que
desafiam o homem na atualidade.
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
a) Desenvolver a capacidade de questionamento e crítica em relação às certezas do senso
comum, distinguindo-o do conhecimento científico e da reflexão filosófica.
HABILIDADES
a.1) Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o
filosofar propriamente dito, típico dos filósofos especialistas.
a.2) Diferenciar senso comum e conhecimento científico, identificando a importância de
cada forma de conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.
a.3) Descobrir novas significações sobre o mundo e as experiências humanas, indo além das
ideias e valores estabelecidos.
COMPETÊNCIAS
b) Formular raciocínios com coerência, desenvolvendo a capacidade de organização ou
estruturação lógica do pensamento.
HABILIDADES
b.1) Adquirir noções básicas sobre Lógica e aplicá-las na formulação de raciocínios coerente,
relacionando premissas e conclusões.
b.2) Exercitar a organização lógica do pensamento por meio da leitura de textos filosóficos,
procurando apreender sua lógica interna ou estrutura de raciocínio.
b.3) Redigir textos que demonstrem capacidade de organização lógica das ideias.
COMPETÊNCIAS
c) Aprimorar a capacidade de argumentação por meio da defesa fundamentada de pontos de
vista, ou seja, com base na apresentação de razões ou justificativas.
HABILIDADES
c.1) Compreender a relação da arte com o contexto cultural em que é produzida.
c.2) Discutir criticamente os diferentes sentidos da arte na cultura Ocidental.
COMPETÊNCIAS
d) Compreender o papel dos sentidos e da razão na construção do conhecimento, com base
em fundamentação filosófica, assim como o debate em torno desse tema na tradição
ocidental.
HABILIDADES
d.1) Identificar e analisar no contexto do período clássico da filosofia grega e a importância
das noções de sensível e inteligível na construção do conhecimento.
d.2) Identificar dentro do pensamento moderno os principais representantes do racionalismo
e do empirismo.
d.3) Reconhecer os pontos comuns e diferenciar as posturas baseadas no empirismo e no
racionalismo.
COMPETÊNCIAS
e) Desenvolver com os alunos formas de consciência crítica sobre temas políticos, tais como
as relações de poder e a questão da desigualdade entre os homens.
HABILIDADES
e.1) Analisar criticamente as relações de poder entre governantes e governados, tendo como
base a tradição filosófica.
e.2) Identificar no contexto das filosofias iluministas as críticas à desigualdade social.
e.3) Debater a questão do poder político e da desigualdade social no mundo atual, a partir das
referências filosóficas.
COMPETÊNCIAS
f) Conhecer algumas noções básicas sobre o liberalismo clássico, de modo a adquirir
referenciais teóricos para refletir sobre o sentido do neoliberalismo hoje.
HABILIDADES
f.1) Compreender a fundamentação da propriedade privada sob a ótica do liberalismo
clássico.
f.2) Analisar criticamente as justificativas liberais sobre a origem natural da propriedade
privada.
f.3) Comparar o discurso do liberalismo clássico com as posturas neoliberais na atualidade.
COMPETÊNCIAS
g) Reconhecer a relevância das concepções éticas produzidas no período clássico da filosofia
grega para a compreensão dos valores morais vigentes na nossa sociedade.
HABILIDADES
g.1) Compreender a partir da reflexão ética empreendida no período clássico da filosofia
grega, as noções de virtude e excelência moral.
g.2) Compreender a oposição entre virtude e vício estabelecida pelo autor, bem como a
noção de virtude como meio termo.
g.3) Comparar e estabelecer relações entre as virtudes e aquilo que hoje denominamos
valores morais.
COMPETÊNCIAS
h) Compreender a importância do movimento Iluminista, ou “filosofia das luzes”, para a
formulação do ideal da autonomia intelectual do homem e da noção burguesa de progresso.
HABILIDADES
h.1) Analisar, a partir da história da filosofia, o projeto iluminista da autonomia da razão
humana e os obstáculos ao esclarecimento dos homens.
h.2) Compreender a autonomia intelectual como tarefa da educação.
h.3) Construir uma visão crítica da ideia burguesa de um progresso guiado pela razão.
COMPETÊNCIAS
i) Empregar a reflexão filosófica na análise de temas e problemas presentes no debate
político da sociedade contemporânea.
HABILIDADES
i.1) Identificar e reconhecer os principais fundamentos e conceitos que permeiam a
concepção de estado e de ideologia que vingaram a partir do século XIX.
i.2) Aplicar o conhecimento filosófico na análise da noção de “aparelhos ideológicos do
Estado” (AIE).
i.3) Formular uma análise crítica sobre a questão da dominação ideológica.
COMPETÊNCIAS
j) Fundamentar filosoficamente a reflexão sobre os dilemas éticos da sociedade
contemporânea.
HABILIDADES
j.1) Compreender o conceito de liberdade e sua fundamentação em teorias filosóficas.
j. 2) Aplicar o conhecimento filosófico na análise da relação entre liberdade humana e
responsabilidade moral.
j.3) Problematizar e analisar criticamente a noção de liberdade como escolha incondicional.
3. BIBLIOGRAFIA
A) Livros e Artigos
1. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 6. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2012.
2. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado; nota sobre os aparelhos
ideológicos de Estado (AIE). 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
3. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, Livro II. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova
Cultural, 1987.
4. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 14. ed., São Paulo: Ática, 2010.
5. COLI, Jorge. O que é arte. Nós e a arte/A freqüentação. 15. ed., São Paulo: Brasiliense,
1995. Coleção Primeiros Passos.
6. DESCARTES, René. Discurso do Método: 1ª e 2ª Parte; Meditações: 1ª e 2ª. In: Os
Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
7. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio.
Campinas, SP: Papirus, 2012. Cap. 3, 4, e 5.
8. HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano: Seção II e III. In: Os
Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
9. KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é ‘Esclarecimento’? (Aufklärung). In:
Textos Seletos. 3. ed., Petrópolis: Vozes, 2005.
10. LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo: Cap. V. In: Os Pensadores. São Paulo:
Abril Cultural, 1973.
11. LUNGARZO, Carlos O que é ciência. Conhecimento científico/As ciências. 4. ed., São
Paulo: Brasiliense, 1992. Coleção Primeiros Passos.
12. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe: Cap. XV a XVIII. In: Os Pensadores. São Paulo:
Abril Cultural, 1973.
13. MORTARI, Cesar A. Introdução à lógica. São Paulo: UNESP, 2001.
14. PLATÃO. A República. Livro VII. 7. ed., Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.
15. RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio.
(Introdução e Cap. I, II, e III). Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
16. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade
entre os homens: 2ª Parte. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
17. SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In: Os Pensadores. São Paulo:
Abril Cultural, 1973.
B) Publicações Institucionais
1. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio:
ciências humanas e suas tecnologias; filosofia. Brasília, MEC/SEB, 2006. Disponível em:
<http: //portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Acesso em: 18
jul. 2013.
2. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
filosofia. In: ___________________. Currículo do Estado de São Paulo: ciências humanas e
suas tecnologias. São Paulo: SE, 2012. p. 27-29, 114-131. Disponível em:
<http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/43/Files/CHST.pdf >. Acesso em: 18 jul.
2013.
XII. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – SOCIOLOGIA
1. PERFIL
O professor de sociologia deve reconhecer que a disciplina não envolve apenas o domínio da
discussão sociológica contemporânea ou clássica, mas também, o cuidado e o respeito pelos
conhecimentos e vivência dos alunos. Mais do que ser capaz de estabelecer com os jovens os
debates mais atuais e sofisticados em Sociologia, o professor deve exercitar junto aos jovens
a sensibilidade sociológica para a sua realidade mais próxima e para questões mais amplas da
atualidade, por meio da discussão de temas consagrados das ciências sociais, oferecendo
oportunidade de reflexão-ação para transformação de suas vivências.
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
a) Contribuir para o estabelecimento da distinção entre o conhecimento de senso comum e o
conhecimento científico, e explicitar a especificidade da tarefa do sociólogo enquanto
cientista social.
HABILIDADES
a.1) Reconhecer a especificidade do conhecimento sociológico, enquanto forma de
conhecimento científico que permite compreender e explicar a sociedade, segundo critérios
metodológicos objetivos, esclarecendo a diferença entre senso comum e ciência, e
considerando a distinção entre as principais correntes sociológicas e a compreensão do
processo de nascimento e desenvolvimento da Sociologia.
COMPETÊNCIAS
b) Entender que o conhecimento sociológico é produzido a partir de uma postura diante dos
fatos sociais, marcada pelo estranhamento e desnaturalização, compreendendo que os
processos sociais influenciam e são influenciados pelo contexto econômico, político,
histórico e cultural.
HABILIDADES
b.1) Fazer uso do significado antropológico do estranhamento como postura metodológica
que orienta a prática científica, e com o objetivo de entender e explicar as razões de
determinados fenômenos sociais, manter um certo distanciamento em relação à realidade
social para compreendê-la, questionando-a e construindo atitudes diante dos fatos.
b.2) Compreender a desnaturalização como a atitude de não tomar como naturais os
acontecimentos, as explicações existentes a respeito da vida em sociedade, recusando os
argumentos que “naturalizam” as ações e relações sociais.
COMPETÊNCIAS
c) Compreender que o ensino da Sociologia deve ter como objetivo desenvolver no aluno um
olhar sociológico ou uma sensibilidade sociológica que lhe permita entender o seu lugar na
sociedade e situar-se nela.
HABILIDADES
c.1) Identificar o processo social básico na vida do ser humano – o processo de socialização
– determinando suas características, a maneira pela qual os indivíduos interagem uns em
relação aos outros e convivem em diferentes grupos e espaços de sociabilidade, de maneira a
expressar as formas de interiorização das normas, regras, valores, crenças, saberes e modos
de pensar que fazem parte da herança cultural de um grupo social humano.
c.2) Compreender como se dá a construção social da identidade, explicitando seu caráter
processual e relacional, considerando que é na relação com o outro, marcada pela diferença,
que o indivíduo expressa o seu pertencimento a determinado grupo social. Saber que essa
construção identitária se dá por meio diversos elementos simbólicos que ajudam o indivíduo
a construir identidades para si e para o outro.
COMPETÊNCIAS
d) Dominar os conhecimentos procedentes das Ciências Sociais necessários para levar aos
alunos a compreender as dinâmicas relação e interação sociais e construir explicações a
respeito da sociedade e de suas transformações.
HABILIDADES
d.1) Apreender a ideia de cultura de um ponto de vista antropológico e identificar suas
características.
d.2) Reconhecer que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um
ser cultural, entendendo o papel da cultura na vida dos homens, considerando que a
humanidade só existe na diferença.
d.3) Identificar o que une e o que diferencia os seres humanos, qual é a relação do homem
com seus instintos e o que o separa dos outros animais, esclarecendo o que é etnocentrismo,
relativismo cultural, determinismo biológico e determinismo geográfico e seus limites e
possibilidades para a compreensão das diferenças entre os homens.
COMPETÊNCIAS
e) Compreender que o ensino das Ciências Sociais deve perceber a sociedade brasileira no
contexto internacional, bem como a diversidade e as diferenças que a constituem.
HABILIDADES
e.1) Reconhecer a existência da desigualdade social, apontando as diferenças que contribuem
para situar indivíduos e grupos em posições hierárquicas na estrutura social, considerando
então que fatores como: idade, sexo, ocupação, renda e cor da pele contribuem para
potencializar as desigualdades.
e.2) Compreender criticamente as noções de raça e etnia, sabendo as diferenças e os
pressupostos científicos e as implicações ideológicas que o uso de uma ou outra noção
adquire nas práticas sociais.
e.3) Conhecer as diferentes abordagens sociológicas acerca dos conceitos de classe social e
estratificação social, compreendendo os limites e adequações do uso e aplicação de cada
abordagem.
COMPETÊNCIAS
f) Ser capaz de, ao desenvolver as atividades pedagógicas, observar o aluno, o contexto
social e o currículo oficial de forma a promover vivências e experiências no
desenvolvimento e apreensão do saber das ciências sociais.
HABILIDADES
f.1) Utilizar a sociologia como técnica social capaz desvelar as nuances da realidade social,
indicando as diferenças que o senso comum vivenciado pelo aluno esconde ou negligencia.
f.2) Perceber os alunos como sujeitos, entendendo que estes podem contribuir para o diálogo
em sala de aula, principalmente ao tratar os problemas sociais da atualidade
COMPETÊNCIAS
g) Promover e valorizar a capacidade de elaboração de um conhecimento crítico a respeito
das questões sociais, incentivando a autonomia intelectual.
HABILIDADES
g.1) Explicar as transformações no processo e na organização do trabalho e suas implicações
no emprego e desemprego na atualidade, identificando o perfil das categorias sociais mais
atingidas pelo desemprego no Brasil, assim como a situação do jovem no mercado de
trabalho brasileiro.
g.2) Identificar criticamente a problemática da violência no contexto brasileiro,
reconhecendo as diferentes formas de violência: simbólica, física e psicológica.
g.3) Identificar e compreender criticamente como a violência doméstica, sexual e escolar são
exercidas.
g.4) Estabelecer uma reflexão crítica quanto ao papel de professores, gestores e alunos na
produção e reprodução da violência.
COMPETÊNCIAS
h) Reconhecer a importância da formalização dos direitos de cidadania, do conhecimento
sobre o papel do cidadão e da participação política, desenvolvendo formas de reflexão e
debate que capacitem o aluno a exercer de forma consciente seus direitos e deveres.
HABILIDADES
h.1) Analisar criticamente as condições de exercício da cidadania no Brasil ao longo da sua
história.
h.2) o que são direitos civis, políticos, sociais e humanos, compreendendo, dessa forma, a
relação entre a formação do Estado democrático brasileiro e a conquista destes direitos no
país.
h.3) Conhecer e estudar as principais Leis que permitem o exercício da cidadania
identificando a importância da ampliação dos direitos a grupos sociais específicos, como
mulheres, indígenas e negros.
h.4) Compreender os conceitos, os elementos constitutivos e as características do Estado,
identificando as diferentes formas e sistemas de governo no Estado moderno.
h.5) Analisar a organização política do Estado brasileiro, com a divisão dos Poderes
(Legislativo, Executivo e Judiciário) e identificando sua natureza e funções.
h.6) Demonstrar noções claras sobre o funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos
partidos, a importância do voto e o papel do eleitor no sistema democrático.
COMPETÊNCIAS
i) Dominar as teorias clássicas e contemporâneas das ciências sociais, das metodologias
científicas de investigação e das formas de ensiná-las, adequando-as à capacidade cognitiva e
à vivência dos alunos.
HABILIDADES
i.1) Compreender, a partir das reflexões de Émile Durkheim, o conceito de coesão social,
solidariedade e divisão social do trabalho.
i.2) Identificar, a partir das reflexões presentes na obra de Karl Marx, o conceito de divisão
do trabalho.
i.3)Discutir os conceitos acumulação primitiva, fetichismo da mercadoria e a alienação no
processo de produção capitalista.
i.4) Entender, a partir das reflexões de Max Weber, a relação entre a ética protestante e a
construção do capitalismo.
COMPETÊNCIAS
k) Ter o domínio do conhecimento teórico e metodológico necessário para a elaboração de
um projeto de pesquisa, a definição do problema de investigação e o levantamento e análise
de dados.
HABILIDADES
k.1) Ser capaz de utilizar da pedagogia de projetos para o trabalho comum com as demais
disciplinas;
k.2) Fazer uso da pesquisa de opinião na escola como ferramenta didática de apoio ao
aprendizado da sociologia, contribuindo para que o aluno possa opinar e ser protagonista no
seu processo educacional.
3. BIBLIOGRAFIA
A) Livros e Artigos
1. BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro;
QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed., Belo
Horizonte, Editora UFMG, 2009.
2. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade, Petrópolis:
Vozes, 2006.
3. BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no
século XX. Rio de Janeiro: LTC, 1987. Cap. 1, 2 e 3.
4. BRYM, Robert, J. et al. Sociologia: uma bússola para um novo mundo. São Paulo:
Cengage Learning, 2006.
5. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. 13. ed., Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2010.
6. CICCO, Claudio de; GONZAGA, Álvaro de Azevedo. Teoria Geral do Estado e Ciência
Política. 3. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
7. DAMATTA, Roberto. A Antropologia no quadro das ciências. In: ______. Relativizando:
uma introdução à antropologia social. 5. ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1987. p. 17-57.
8. DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São
Paulo: Martins Fontes, 2005.
9. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: EDIPRO, 2012.
10. GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008.
11. GOFFMANN, Erving. A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.
12. GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e antiracismo no Brasil. 2. ed. São
Paulo: Editora 34, 2009.
13. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 23. ed., Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2009.
14. MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2009.
15. MORAES, Amaury Cesar (Coord.). Sociologia: ensino médio. Ministério da Educação,
Secretaria da Educação Básica. Brasília: 2010. Coleção Explorando o Ensino, v 15.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task> Acesso
em: 29 jul.2013.
16. MORAES, Amaury Cesar. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela
obrigatoriedade, pp. 359-382. Dossiê sobre Ensino de Sociologia dos Cadernos CEDES.
Campinas, vol. 31, n.85, set.-dez, 2011. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/04v31n85.pdf> Acesso em 25 jul.2013.
17. WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia
das Letras, 2004.
B) Publicações Institucionais.
1. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio:
conhecimentos de sociologia. Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 101-136. Disponível:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf.>. Acesso em: 18
jul. 2013.
2. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
sociologia. In: ___________________. Currículo do Estado de São Paulo: ciências humanas
e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2012, p. 25-27, 132-150. Disponível em:
<http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/43/Files/CHST.pdf >. Acesso em: 18 jul.
2013.