Estilística

FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO

Letras 5º A

Ilton José da Silva 19588

Prof.ª Caroline Soler

LÍNGUA PORTUGUESA III

- ESTILÍSTICA -

1. Escolher 3 funções da linguagem e criar um pequeno texto para cada uma:

- Apontar, em cada texto, as características das funções presentes nos textos citados.

Função 1: Conativa

Você quer conforto e tranquilidade?

Visite nosso plantão de vendas. Apartamento alto padrão com muita segurança, lazer e tranquilidade à sua família.

Quem ama cuida para que seus familiares tenham todo o conforto e segurança.

Venham já, não percam! Últimas unidades!

Vemos neste breve texto a função conativa, pois há um forte apelo emocional para que a pessoa que está vendo a propagando mude de atitude pelo apelo emocional “ Quem ama cuida ... “, e sinta-se persuadida a , ao menos consultar o empreendimento.

Função 2: Fática

--- Olá, tudo bem?

--- Tudo bem.

--- Ah, você me pareça muito bem.

--- Sim, estou muito bem.

--- Tem trabalhado muito?

--- Sim.

--- Então está tudo bem mesmo, não é?

--- Sim, estou.

--- Nos vemos depois.

--- OK

--- Tchau!

--- Tchau!

Vemos neste tipo de diálogo as características da função fática, pois mantém a função de prolongar um diálogo com uma pessoa que há tempos não se vê. E serve para demonstrar, neste caso, que você não a esqueceu, mas que na verdade sua memória está tentando buscar informações que nem sempre são localizadas.

Função 3: Poética

Que surge como uma luz

Que brilha com clarão intenso

Que vive amando intensamente

Que a cada dia ilumina o seu par

Que luta para vencer seus medos

Que cai, mas se levanta

Que levanta mais forte ainda

Que brilha tão bela flor

(...)

Vemos neste fragmento a função poética, pois evidencia o ritmo e o prazer estético que salta aos olhos e uma musicalidade poética que faz o leitor mergulhar em um mar de pensamentos e sensações.

2. Texto para análise

Exemplo de acoplamento, segundo Samuel Levin.

Pensamento

O ar. A folha. A fuga.

No lago, um círculo vago.

No rosto, uma ruga.

Guilherme de Almeida

Tarefa:

Imite Guilherme de Almeida, criando um haicai, obedecendo às normas do acoplamento e à estrutura do haicai (nem mais, nem menos).

Reflexão

No mar. O barco. A boia.

No vazio, um espaço neutro.

Na vida, uma rusga.

Ilton José da Silva

3. Comente a pontuação no texto de Saramago abaixo.

Em voz baixa, quase um sussurro, o homem perguntou, Quem está aí, não gritou como as sentinelas de verdade Quem vem lá, a resposta boa seria deveria ser Gente de paz, e ele remataria Passe de largo, não foi assim que as coisas se passaram, só abanou a cabeça como se respondesse a si mesmo Que disparate,aqui não pode haver ninguém, a estas horas está tudo a dormir.

(inEnsaio sobre a cegueira)

Comentário:

Nota-se a ausência dos pontos no parágrafo para iniciar novas frases e a carência dos dois pontos para uma futura explicação. O uso das vírgulas está correto, excetuando a vírgula que precede o pronome quem, que deveria ser um ponto para o início de uma nova frase no parágrafo.

Talvez esta técnica de composição de Saramago fosse para que o leitor lesse o livro de uma vez, privilegiando a fluidez da obra, isto é uma inferência, mas também poderia se explicar como o uso da licença poética, haja vista que ele foi agraciado com o Nobel de Literatura e o prêmio Camões. Podendo assim, praticar o uso dela

Ilton J S
Enviado por Ilton J S em 11/06/2011
Reeditado em 13/06/2011
Código do texto: T3028185
Classificação de conteúdo: seguro