Estilística
FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO
Letras 5º A
Ilton José da Silva 19588
Prof.ª Caroline Soler
LÍNGUA PORTUGUESA III
- ESTILÍSTICA -
1. Escolher 3 funções da linguagem e criar um pequeno texto para cada uma:
- Apontar, em cada texto, as características das funções presentes nos textos citados.
Função 1: Conativa
Você quer conforto e tranquilidade?
Visite nosso plantão de vendas. Apartamento alto padrão com muita segurança, lazer e tranquilidade à sua família.
Quem ama cuida para que seus familiares tenham todo o conforto e segurança.
Venham já, não percam! Últimas unidades!
Vemos neste breve texto a função conativa, pois há um forte apelo emocional para que a pessoa que está vendo a propagando mude de atitude pelo apelo emocional “ Quem ama cuida ... “, e sinta-se persuadida a , ao menos consultar o empreendimento.
Função 2: Fática
--- Olá, tudo bem?
--- Tudo bem.
--- Ah, você me pareça muito bem.
--- Sim, estou muito bem.
--- Tem trabalhado muito?
--- Sim.
--- Então está tudo bem mesmo, não é?
--- Sim, estou.
--- Nos vemos depois.
--- OK
--- Tchau!
--- Tchau!
Vemos neste tipo de diálogo as características da função fática, pois mantém a função de prolongar um diálogo com uma pessoa que há tempos não se vê. E serve para demonstrar, neste caso, que você não a esqueceu, mas que na verdade sua memória está tentando buscar informações que nem sempre são localizadas.
Função 3: Poética
Que surge como uma luz
Que brilha com clarão intenso
Que vive amando intensamente
Que a cada dia ilumina o seu par
Que luta para vencer seus medos
Que cai, mas se levanta
Que levanta mais forte ainda
Que brilha tão bela flor
(...)
Vemos neste fragmento a função poética, pois evidencia o ritmo e o prazer estético que salta aos olhos e uma musicalidade poética que faz o leitor mergulhar em um mar de pensamentos e sensações.
2. Texto para análise
Exemplo de acoplamento, segundo Samuel Levin.
Pensamento
O ar. A folha. A fuga.
No lago, um círculo vago.
No rosto, uma ruga.
Guilherme de Almeida
Tarefa:
Imite Guilherme de Almeida, criando um haicai, obedecendo às normas do acoplamento e à estrutura do haicai (nem mais, nem menos).
Reflexão
No mar. O barco. A boia.
No vazio, um espaço neutro.
Na vida, uma rusga.
Ilton José da Silva
3. Comente a pontuação no texto de Saramago abaixo.
Em voz baixa, quase um sussurro, o homem perguntou, Quem está aí, não gritou como as sentinelas de verdade Quem vem lá, a resposta boa seria deveria ser Gente de paz, e ele remataria Passe de largo, não foi assim que as coisas se passaram, só abanou a cabeça como se respondesse a si mesmo Que disparate,aqui não pode haver ninguém, a estas horas está tudo a dormir.
(inEnsaio sobre a cegueira)
Comentário:
Nota-se a ausência dos pontos no parágrafo para iniciar novas frases e a carência dos dois pontos para uma futura explicação. O uso das vírgulas está correto, excetuando a vírgula que precede o pronome quem, que deveria ser um ponto para o início de uma nova frase no parágrafo.
Talvez esta técnica de composição de Saramago fosse para que o leitor lesse o livro de uma vez, privilegiando a fluidez da obra, isto é uma inferência, mas também poderia se explicar como o uso da licença poética, haja vista que ele foi agraciado com o Nobel de Literatura e o prêmio Camões. Podendo assim, praticar o uso dela