Ecoteologia: abordagem epistemológica (Alirio Cáceres Aguirre) e Teoria do Método Teológico (Clodovis Boff).
Buscando uma relação entre o texto sobre ecoteologia e o assunto estudado no livro de Clodovis Boff encontra-se os seguintes trechos:
 ``..., a aproximação crente supera a idéia de conceber o que existe como `` recurso natural ´´ e dá acolhida o valor intrísenco como criação e, portanto, estabelece o contato com o Deus Criador... Formula-se o sentido da ecoteologia com o sentir pensar atuar sobre a relação de Deus com a sua criação. ´´. Esse trecho fala de três aspectos da teologia de Clodovis Boff. Primeiro quando fala da `` aproximação crente ´´ , mostrando a perspectiva da visão teológica que é a fé, como disse Clodovis `` o que desperta a teologia é a fé e o espírito crente ´´. Segundo mostra os objetos teóricos na teologia, que, segundo Boff é Deus, que sempre e o objeto primário, e a criação, objeto secundário. Terceiro quando mostra Deus como Criador, mostrando que, é Ele quem determina a criação: ´´ a Realidade que determina todas as realidades. ´´.
 `` Mas, alem disso, a fé que nasce como a resposta ao Deus que se revela, que se autocomunica, indica que a natureza `` é ´´ criação de Deus. Portanto, a categoria criação e sumamente importante para o trabalho ecoteologico. De fato compreender a natureza como criação marca uma diferença substancial. Já não se pode entender a natureza lá e os seres humanos aqui, porque todos somos criação. ´´. Aqui encontramos eus como ser auto-revelador com diz Boff: ``Deus ver Deus. Deus fala de Deus. É a Revelação como autocomunicação. ´´. Destaca-se também a assimetria entre Deus e o mundo, colocando Deus no lugar de Criador, e o mundo (homem e natureza) como criatura. E observa-se que é a fé, que segundo Clodovis Boff é o objeto formal da teologia, que `` indica que a natureza `` é ´´ a criação de Deus.´´.
 `` Ainda assim, é preciso reconhecer com humildade as limitações da inteligência da fé, porque, para falar de Deus, é preciso falar com Deus, estar em comunhão, em dialogo, em busca, abertos ao Amor. ´´. Nesse trecho a uma relação no sentido de que o autor fala que: ´´ para falar de Deus, é preciso falar com Deus..,´´ Clodovis deixa claro que, segundo ele, o discurso da teologia depende também de Deus, ele diz: ``... a teologia é um discurso de Deus, mais que um discurso sobre Deus.´´ ele chega a dizer também que: ``é um falar a partir do falar mesmo de Deus. ´´. Também é notória a situação em que ele diz que precisa-se esta `` aberto ao Amor. ´´, que segundo Boff o amor nos leva a meditar sobre o amado (Deus), ele chega a chamar esta meditação de: `` êxtase intelectual. ´´
 `` Não bastar entender o mundo (com a mente), é preciso compreendê-lo (com o coração). ´´. Desta vez voltando a comparar com o chamado `` êxtase intelectual ´´ de Clodovis Boff, em que o amor nos leva a meditar. Boff chega citar um trecho da raposa para o principezinho: `` Só se ver bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. ´´.