Poeira da Estrada – DVD “Tapete Mágico”
Independente – Charqueadas/RS/Br – 2010


Acabei de pegar hoje, no início da noite, o esperado DVD da banda Poeira da Estrada, “Tapete Mágico”. Sou fã do blues/rock feito pelos caras e estava no show de novembro de 2007 no Quiosque do Clube Piratini, que foi gravado para este DVD. Ainda lembro perfeitamente dos gritos do Curió na platéia para o vocalista Daniel Sieben: “Aí Danny Boy!”.

Para mim a Poeira da Estrada é o tipo da banda que você gosta tocando um som que você curte. Nunca me lembro de ter ouvido algo deles e achado chato, seja canções próprias ou de outras bandas. Em “Tapete Mágico, aliás, são 17 canções, 10 composições da banda e 07 versões.
Daniel Sieben é o principal compositor da banda, de uma poética simples mas inspirada, sempre fabricando versos que não são paridos à toa, emoldurados por melodias e acordes característicos do estilo com uma pitada personalíssima de criatividade. André Miller, guitarrista e compositor sofisticado e talentoso, assina três faixas do DVD, todas igualmente inspiradas. É só ouvir o DVD pra sentir e veracidade do que atesto.
A interpretação de trabalhos de outros artistas remete à sonoridade característica da banda, o blues/rock dos anos 50 e 60: Elvis, Beatles, Creedence e Clapton. Bem sacadas também a inclusão das canções de Raul Seixas (a pouco conhecida mas expressiva Canceriano Sem lar) e de Celso Blues Boy (antes de André Cristovão lançar Mandinga e os Blues Etílicos surgirem, Celso segurava as pontas do estilo na mídia nacional).

A Poeira da Estrada surgiu em 1999, em Charqueadas. A atual formação, a terceira da banda, traz os fundadores Daniel, Eduardo e Edison. Na primeira formação, a guitarra ficava a cargo de Leandro Lacerda (tem uma menção a ele no DVD); na segunda formação, a harmônica de Ivan Braga foi incluída; no DVD Tapete Mágico, André e o tecladista Gilson Pedreira formam o time junto com a trinca original.
O som da banda no DVD soa coeso, fluído, maduro, com os músicos em sintonia e não deixando a desejar em nenhum momento.
A propósito é pertinente lembrar que a Poeira da Estrada sempre teve um nível muito bom, tanto que no seu segundo ano de atividade venceram a Mostra de Música Encanto da Terra, em 2000, com a música Homem Ferido, incluindo ainda entre as 12 músicas selecionadas para o CD a canção Coração Blue. Repetem o feito no ano seguinte com as canções Tapete Mágico e Sentidos. Participaram vitoriosamente ainda de outros festivais: Festival Sesi Descobrindo Talentos 2002 (Fobia), Festival Ulbra Tok&Pop 2004 (Toda Tua é a Vida) e Festival Sesi DT 2004 (Desencanto).

Banda:
Daniel Sieben –Voz e violão
André Miller – Guitarra
Edison Lacerda - Baixo fretles
Gilson Pedreira - Teclado
Eduardo Scheid - Bateria

Canções:
Desencanto (Daniel Sieben)
*Apenas Outro Blues (Celso Blues Boy)
Bebidas Bar (André Miller)
Cry Baby (André Miller)
*Tulsa Time (Eric Clapton)
Acorde Baby (Daniel Sieben)
*Get Back (Beatles)
Blues do Homem Bom (André Miller)
*Canceriano Sem Lar (Raul Seixas)
Coração Blues (Daniel Sieben)
Homem Ferido (Daniel Sieben)
*Traveling Band (Creedence Clearwater Revival)
Fobia (Daniel Sieben)
*Blue Suede Shoes (Elvis Presley)
Coisas da Alma (Daniel Sieben)
*Fortunate Son (Creedence Clearwater Revival)
Tapete Mágico (Daniel Sieben)

* Composições de outros autores.

Contatos:

Orkut, comunidade "Poeira da Estrada"

Canções em www.souzaguerreiro.com:
Homem Ferido www.souzaguerreiro.com/audio.php
Toda Tua é a Vida www.souzaguerreiro.com/audio.php