Definição sobre Ética e Moral.
A nossa questão não é com os políticos, é conosco mesmos. A nossa cultura está totalmente errada, alicerçada em valores distorcidos aonde se apropriar dos bens dos outros é lícito, ético e moral.
A ética pode ser definida como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Observe que em ambos os casos há uma relatividade em questão. Não adianta debatermos ética se não temos parâmetros. No meio de ladrões roubar é moral e ético. No meio de prostitutas vender prazer é ético e moral.
Em filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa. Este é um dilema ético típico.
Portanto, a ética juntamente a outras áreas tradicionais de investigação filosófica, e devidas subjetividades típicas em si, ao lado da metafísica e da lógica, não pode ser descrita de forma simplista. A nossa luta transpõe quaisquer simplismos e o nosso esforço tem que estar focado em um objetivo muito mais profundo. Na verdade eu lhe diria que nós perdemos o bonde. Há pouco a ser feito no momento do ponto de vista material. A questão agora é nos esforçarmos para um trabalho a nível espiritual, para aprimorarmos as nossas consciências e nos prepararmos para o que vem pela frente, pois o que vem pela frente não é fácil. Estamos vivendo o caos, o fim de um novo mundo, uma nova consciência.
Nós como povo não temos mais vergonha nem nos indignamos com nada mais. Perdemos a sensibilidade e não mais nos apiedamos do próximo.
Desta forma, o objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo. Os filósofos antigos adotaram diversas posições na definição do que é bom, sobre como lidar com as prioridades em conflito dos indivíduos versus o todo, sobre a universalidade dos princípios éticos versus a "ética de situação".
Nesta o que está certo depende das circunstâncias e não de uma qualquer lei geral. E sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética.