A FOME E OS DISCURSOS VAZIOS MATAM

A fome ou o medo de senti-la talvez tenha sido um dos principais fatores capaz de fazer os primeiros seres humanos abandonar as cavernas e tornar-se sedentários, todavia, mesmo com toda a organização política, econômica e social existente o fator fome nunca deixou de existir e mesmo atualmente com toda a tecnologia para a produção de alimentos ela continua sendo algo assustador trazendo á tona cenas terríveis de pessoas buscando ossos para se alimentar como vimos recentemente no Brasil.

Mas o que fazer para eliminar a fome? Essa é uma busca constante de órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU), diversas organizações políticas, entre elas algumas Organizações Não Governamentais (ONGs), por vezes trabalhando em conjunto com os governos, entretanto, ainda não é possível exterminar esse mal tão sofrível aos seres humanos, sobretudo a crianças que todos os anos morrem pelo mundo tendo como causa a desnutrição e outras doenças causadas pela fome.

No Brasil recente tivemos o desprazer de ver cenas aterradoras de pais e mães de família disputando restos de ossadas bovina para alimentar seus filhos e a si mesmo levados a fazer isso pela falta de oportunidade de emprego. Esse problema foi impulsionado pela existência da pandemia da covid-19, porém não é fator desconhecido no nosso país, a fome é algo conhecido e está presente recorrentemente na panela e na barriga dos brasileiros e pelo que vemos não é tão preocupante nem para os governantes, nem para os empresários ligados aos setores de alimentação, ao menos para grande parte deles, a não ser em seus discursos em busca de votos para manter-se tanto no poder político quanto no econômico.

A fome, portanto, é um fator que acompanha as sociedades humanas desde os primórdios da humanidade e mesmo tendo avançado bastante tecnologicamente para a produção de alimentos a fome ainda é recorrente, precisa, enfim, governos, empresários e sociedade em geral lutar contra essa desgraça que afeta os homens e mata crianças todos os dias no Brasil e no mundo, basta apenas que as leis existentes sejam cumpridas e tenhamos um pouco mais de solidariedade e menos discursos vazios.