# No Momento de Uruguaiana - Ponte Internacional passa por obras no lado argentino / Preso com espingarda / Vacinação de crianças em Uruguaiana priorizará crianças imunodeprimidas * *

Um jornal de atualidade

21/07/2022

Michelle Khouri

- A ponte que liga a cidade de Uruguaiana à Paso de Los Libres está com o lado argentino passando por manutenção após um vídeo circular em redes sociais do país vizinho mostrando a deterioração avançada de um dos postos fronteiriços mais importantes da região. A Ponte Internacional que atravessa o Rio Uruguai em breve completará 77 anos desde sua abertura ao tráfego em outubro de 1945.

O cônsul argentino Ricardo Dilele informou que a ponte passa por manutenção e que, após passar por licitação, incluirá reparo abrangente do lado argentino e substituição de luminárias. A previsão é que os reparos que estão em andamento nas pistas sejam concluídos em não mais que três meses.

Em manifestações divulgadas em diversas redes sociais, os argentinos reclamaram do estado de "total abandono" do viaduto, que é o maior ponto de trânsito de exportações e importações por via terrestre. De acordo com o uruguaianense Bruno Zanella, a ponte está em um estado lamentável e representa riscos aos que tentam cruzar a fronteira.

"O maior problema é que existem incontáveis buracos na via e não é possível fazer desvios pois só há uma faixa de cada lado. Desviar de buracos é colocar a vida do motorista, dos passageiros e de demais viajantes em risco. Por outro lado, passar por cima dos desníveis causa danos ao veículo. O que nos resta é realizar a travessia de maneira vagarosa e com cautela. A lentidão também causa impaciência de parte dos motoristas que fazem ultrapassagens inconsequentes o que em um possível acidente gerará ainda mais danos à estrutura da ponte. Ou seja, estamos em uma situação praticamente sem saída", afirma Zanella.

..............................................................................................................................................................................

Preso com espingarda

- Um homem de 34 anos, de Cerro Largo, foi preso na tarde de terça-feira, 19/7, por porte ilegal de arma em uma estrada próxima à rodovia BR 290, em Uruguaiana. Ele conduzia um carro com placas de São Borja.

Os policiais rodoviários pararam o motorista questionando se havia algo ilícito no veículo. O motorista admitiu ter uma espingarda , logo encontrada no banco traseiro com quatro munições intactas.

O motorista não tinha a documentação de porte do armamento. Ele foi preso e encaminhado junto com a arma e as munições à polícia judiciária de Uruguaiana.

.....................................................................................................................................................................................

Crianças imunodeprimidas serão priorizadas na vacinação contra covid

Michelle Khouri

- A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou, nesta quarta-feira, 20/7, que a vacinação das crianças de três e quatro anos contra a covid-19 deverá começar gradualmente de acordo com a disponibilidade do saldo de vacinas CoronaVac em estoque nos municípios. Inicialmente serão priorizadas as crianças imunodeprimidas.

A coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica e setor de Imunizações municipal, a enfermeira Eduarda da Silva Oliveira, informou que o setor recebeu a informação do estado de que serão lançadas até esta quinta-feira, 21/7, as Comissões Intergestores Bipartite (CIB). A vacinação no município deverá iniciar na próxima semana.

Segundo a enfermeira, atualmente Uruguaiana conta com 1,6 mil doses de CoronaVac, porém, o estado irá remanejar as doses entre os municípios, já que alguns não possuem estoque. "Não precisaremos devolver doses à Coordenadoria Regional, pelo contrário, receberemos mais imunizantes para ficar com 1 740. Devemos utilizar 870 para primeiras doses e guardar 870 para a dose dois. Somente após a CIB será possível repassar informações mais precisas", informou Eduarda.

Segundo levantamento da SES, o Rio Grande do Sul tem cerca de 172 mil doses remanescentes já distribuídas às cidades, enquanto o público total estimado dessa faixa etária no Estado é de 281 mil crianças. A prefeitura de Porto Alegre anunciou o início da imunização contra a covid-19 para crianças imunocomprometidas pertencentes ao grupo partir das 14h desta quarta-feira.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 21/07/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7564448
Classificação de conteúdo: seguro