* Mantiqueira 7 Artes : Deputado Daniel Silveira, aquele da tornozeleira, ganhará Ordem do Mérito do Livro da segunda dama Michelle Bolsonaro / NovAcademia Brasileira de Letras anuncia seus primeiros integrantes / Poema de Saskia *

Revista de Cultura e Arte

CONDENADO POR ATAQUES AO STF, DEPUTADO DANIEL SILVEIRA

RECEBERÁ MEDALHA DA BIBLIOTECA NACIONAL

Rayanderson Guerra

Rio, 01/07/2022 - O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) vai receber nesta sexta-feira, 1, a medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Biblioteca Nacional a personalidades que contribuíram com a literatura brasileira. Entregue a nomes como o poeta Carlos Drummond de Andrade, a honraria será entregue ao bolsonarista, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ataques à Corte, em razão do Bicentenário da Independência.

A cerimônia de entrega das medalhas deve ocorrer às 15h30 e deve contar com a presença do ex-secretário de Cultura Mário Frias e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A informação foi antecipada pela colunista do jornal Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo.

O escritor e poeta Marco Lucchesi seria um dos homenageados pela Biblioteca Nacional. No entanto, decidiu recusar a medalha ao ser informado de que a honraria seria concedida aos aliados do presidente. "Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca. Agradeço, mas não posso aceitar", diz.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por ameaças e incitação à violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram dez votos a favor da condenação, oito deles seguindo integralmente o voto do relator Alexandre de Moraes. Apenas Nunes Marques votou pela absolvição do deputado.

Menos de 24 horas depois da decisão, o presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa do bolsonarista e editou um inédito decreto concedendo perdão da pena imposta por dez dos 11 ministros da Corte.

A NovAcademia Brasileira de Letras honrosamente anuncia seus primeiros integrantes:

Roberto Jum

Raduan Nassar

Miguel Hatoum

Martha Medeiros

Fabrício Carpinejar

Leci Brandão

Martinho da Vila

Gildes Bezerra

Dalton Trevisan

Artistas

Saskia Bitencourt

Já em seus nomes

José Cassio de Macedo Soares Neto

Evandro Jardim

& Dudi Maia Rosa

q ensina argila

Carlos Fajardo

desenha pinta faz colagens

assim como Baravelli

Pirenópolis

Guazimbê

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 22/06/2022
Reeditado em 02/07/2022
Código do texto: T7543502
Classificação de conteúdo: seguro