# No Momento - de Uruguaiana : Carro mata duas pessoas em Uruguaiana / Contrabandista de explosivos é preso em Porto Alegre / Prefeitura de Uruguaiana contratará 58 novos professores / Governo Bolsonaro nega indenização a Dilma Rousseff *

Um jornal de atualidade

Terça-feira, 14 de junho de 2022

Acidente na rua Íris Valls termina em dois mortos

- Um automóvel prisma e um motaxi se chocaram na rua Íris Valls, bairro Nova Esperança, de Uruguaiana, na manhã desta segunda-feira (13), matando os dois ocupantes da moto. A motorista do prisma bateu na motocicleta e ainda chocou-se com outro veículo até parar no muro de uma residencia da rua Íris Valls depois do cruzamento com a General Hipólito.

As vítimas fatais estavam na moto. Populares informaram que a motorista do prisma estava na rua preferencial em alta velocidade, quando o mototaxista atravessou sem respeitar a parada obrigatória.

mpo de Leitura: 3 min de leitura

Polícia Federal prende contrabandista de explosivos em Porto Alegre

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta terça-feira (14/06), o dono de uma carga de explosivos em POrto Alegre. A operação foi deflagrada pela delegacia de Santana do Livramento, depois de informações de que um depósito localizado no Centro de Porto Alegre estaria sendo esvaziado.

Os policiais surpreenderam um caminhão carregado com mercadorias retiradas do depósito. O responsável pela carga foi preso em flagrante.

Lula e Bolsonaro dividem eleitorado de São Paulo - Capital

- Em uma eventual disputa de primeiro turno, com recorte feito apenas na cidade de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcança 42%, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) 35% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) tem 6%, e Simone Tebet (MDB), 5%. Os demais nomes pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso. Entre os entrevistados da maior cidade do país, 2% dizem que votariam branco ou nulo, e 6% não sabem.

Os números são da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada no dia 8 de junho, em uma simulação de primeiro turno estimulado, em que os nomes são apresentados aos entrevistados.

Foram ouvidas 1.200 pessoas do estado de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos nos números gerais, e de seis pontos nos estratos.

Região Metroplotana e ABC

Na Região Metropolitana e ABC de São Paulo, Lula tem 40% das intenções de voto, e Bolsonaro, 33%. A maior vantagem do petista é na Baixada Santista, com 47% para Lula, e 32% para o atual presidente. Bolsonaro aparece com maior vantagem no Vale do Paraíba, com 61% xontra 18% para Lula.

- Notícia de última hora: Eduardo Leite anuncia pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul.

Caminhoneiros voltam a ameaçar greve

- Revoltada com o preço do óleo combustível, a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores - Abrava - emitiu nota, nesta terça-feira, onde declara : "Qualquer porcentual, de qualquer tributo, que se anuncie retirar do preço de combustível será ineficaz para sua efetiva redução. O que se tem é uma diminuição temporária que, talvez, seja suficiente para reduzir o valor por dois ou três meses, no máximo, sendo que isso, ainda dependerá da frequência de aumentos promovidos pela Petrobras, que está atrelado ao mercado internacional".

A nota assinada pelo presidente da Abrava, Wallace Landim, o Chorão, termina prometendo uma nova greve da categoria: "Mantendo-se essa política cruel de preços da Petrobras, sem a garantia que o caminhoneiro autônomo tenha suas despesas de viagem integralmente ressarcidas, a categoria vai parar. Se não for por greve, será pelo fato de se pagar para trabalhar. A greve, é o mais provável e não demora muito", concluiu.

Contratações temporárias de professores são autorizadas

Prefeitura de Uruguaiana contratará cincoenta e oito novos professores

- O Projeto de lei nº 76/22 que dispõe sobre contratações de professores foi aprovado na reunião do dia 14 de junho de 2022. Trata-se da necessidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em atender a regular oferta de ensino de maneira que se possam cumprir aos duzentos dias letivos e às oitocentas horas-aulas correspondentes ao ano letivo.

O Poder Executivo reitera que as contratações se tornam indispensáveis, mais uma vez, para preencher vagas por afastamentos temporários de professores e vislumbra a conclusão do competente concurso público para o Magistério, conforme o Edital n.º Ed 125, de 5 de maio de 2022, através site www.fundacaolasalle.org.br/concursos, com previsão das provas para o mês de agosto.

A matéria autoriza a contratação de até cinquenta e oito professores, sendo até cinquenta vagas para professores de Educação Infantil, professores de Ensino Fundamental/Anos Finais, professores Coordenadores, professores Orientadores Pedagógicos e professores de Atendimento Educacional Especializado; e até oito vagas para Professores de Ensino Fundamental/Anos Iniciais.

Projeto na íntegra disponível no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/5701

Perseguição: Governo Federal rejeita pedido de anistia de Dilma Rousseff

Ex-presidente da República havia solicitado

indenização de R$ 10,7 mil,

para efeitos de aposentadoria,

por ter sido perseguida, torturada

e presa durante o regime militar

Félix Zucco / Agencia RBS

Dilma Rousseff, ex-presidente da República, teve o pedido de anistia negado

- O governo federal negou o pedido de anistia feito pela ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT). A decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União da segunda-feira (13).

A petista havia solicitado uma indenização de R$ 10,7 mil, para efeitos de aposentadoria, por ter sido perseguida, torturada e presa durante o regime militar.

A portaria seguiu a decisão da Comissão de Anistia que negou, em abril, o pedido da ex-presidente. Na época, a notícia foi comemorada pelo atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, e pela então ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, por exemplo, a comissão indeferiu 85% dos 2.717 pedidos de indenização, reconhecendo apenas 388 deles.

TV Globo é condenada a pagar R$ 1 milhão por ataques sexuais de diretor

à jornalista Carina Pereira - assédios aconteciam nos corredores da emissora

- A TV Globo foi condenada a pagar mais de R$ 1 milhão para a jornalista Carina Pereira, esta semana, pela Justiça. A sentença resultou de processo movido pela ex-apresentadora do Globo Esporte de Minas Gerais acusando assédio moral por parte de seu chefe na emissora. O juiz acusou a emissora de sexismo e responsabilizou a Globo pelo fato dos ataques acontecerem nas dependências da TV.

O juiz escreveu na sentença:

-¨ É evidente que em um ambiente marcado pelo sexismo, a postura corporativa da reclamada […] é necessária e elogiável, dada a importância do próprio Grupo Globo, em razão de seu porte e capilaridade social. Contudo, a missão não será cumprida se, à revelia de sua audiência, nos bastidores, estúdios, redações e reportagens, a reclamada não assegurar, de fato, a suas empregadas e a seus empregados, a proteção contra atos ofensivos e discriminatórios, que violam valores tão prestigiados em seus manuais de ‘compliance’ e políticas de promoção da diversidade, como apontado na defesa."

Covid no Pantanal

Cleo Guimarães - Rio de Janeiro

Dira Paes, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira e Gabriel Sater entraram para as estatísticas do coronavírus no país. Os quatro testaram positivo para a Covid-19 na semana em que o Brasil bateu recorde de novos casos - só na última terça (7) foram 80.603 contaminados, maior número desde 25 de fevereiro.

Os atores voltaram a gravar a novela 'Pantanal' in loco em meados de maio e fazem parte do mesmo núcleo. Dira e Marcos interpretam o casal Filó e José Leôncio; Jesuíta é Jove, um dos filhos de Leôncio. Todos moram na mesma fazenda, onde Sater (Trindade), entre outras atividades, trabalha como peão, toca viola e incorpora o Diabo, com quem fez um pacto.

Procurada por F5, a Globo enviou o seguinte comunicado: "Os Estúdios Globo estão acompanhando o desdobramento e os impactos da Covid-19 e, sempre que necessário e de acordo com as melhores práticas das áreas de saúde, revisita e atualiza os protocolos para viabilizar o trabalho nos sets com segurança para todos os envolvidos. No 'Pantanal', as gravações, que já estavam em sua reta final, foram readequadas."

Zulcy Borges- editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 14/06/2022
Reeditado em 15/06/2022
Código do texto: T7537457
Classificação de conteúdo: seguro