# Momento Itajubense - Fogos em Itajubá: só silenciosos ; lei proíbe queima e soltura de fogos de artifício que façam barulho - buscapé e bombinha só se forem mudos/ População é contra dinheiro para a Valônia/ Lula com Kalil *

Jornal virtual de Itajubá - Minas Gerais

Acredite se puder e quiser, a Câmara Municipal de Itajubá aprovou e o prefeito Christian sancionou "a proibição da queima e soltura de fogos de artifícios de efeito sonoro ruidoso" no município.

A lei foi elaborada pelos vereadores Silvio Viera, Robson Vaz e Marcelo Krauss, com objetivo de "proibir a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, bombas, morteiros, busca-pés ou quaisquer artefatos pirotécnicos festivos de efeito sonoro ruidoso, no município de Itajubá. A proibição se aplica às pessoas físicas e jurídicas."

No alvará enviado pela Prefeitura às Pessoas jurídicas para queima de fogos de artifício, consta que somente será permitido o uso de fogos de vista, sem barulho, viu. Por acaso, alguém conhece algum?

Argumenta o vereador Marcelo Krauss:

"Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, nos últimos vinte anos, foram registrados 122 óbitos por acidentes com fogos de artifício, sendo que 23,8% dos acidentados eram menores de 18 anos. Outro grupo amplamente afetado pelos danos provocados pelos barulhos de fogos de artifícios com estampido, são as pessoas com autismo. Para os autistas, os danos podem ser tão severos em casos de sons extremamente altos, que podem provocar crises como choro constante, gritos, aumento do comportamento estereotipado e até automutilação. Sendo assim nosso objetivo com tal projeto foi proteger as pessoas do som alto dos estampidos provocados pela soltura de fogos de artifícios ou explosivos, resguardando os direitos dos cidadãos".

E o presidente da Casa e vereador Robson Vaz:

"A Lei tem dois grandes benefícios. Um deles é aos animais, sabemos de forma clara e objetiva como os barulhos muito altos incomodam. Destaco, também, o benefício à população: aos idosos e principalmente às crianças com autismo, que é um diferencial extremamente importante na decisão de ser um dos autores desse Projeto de Lei, que é realidade no nosso município hoje”.

Completando o vereador Silvio Vieira:

"Esse Projeto de Lei foi de extrema importância para evitar o sofrimento dos animais, recém-nascidos, autistas e idosos. A própria Prefeitura não fez mais a soltura de fogos no parque no final de ano. Isso nos traz muita alegria, pois era muito prejudicial, principalmente aos animais silvestres, pois muitos deles morriam com a solta de fogos. Estamos evoluindo na causa animal, e a aprovação dessa Lei de minha autoria foi um grande passo.”

A Lei já está em vigor.

População condena dinheiro para a Valônia

Ainda a Câmara Municipal de Itajubá. Enquete no portal da Casa aponta que 100% dos pesquisados são contra o subsídio milionário que o prefeito Christian concedeu à Valônia - empresa que monopoliza o serviço coletivo de ônibus do município.

Primeiro caso de varíola do macaco de Minas Gerais pode ter ocorrido em Uberlândia

- Um óbito suspeito de varíola do macaco (monkeypox) foi notificado em Uberlândia no último sábado (11), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O caso trata-se do primeiro em investigação em Minas Gerais. A pessoa suspeita residia em Uberlândia, porém, trabalhava em Araguari, no Triângulo Mineiro.

"A SES-MG orientou que fosse coletada a amostra para a análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os dados clínicos também serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde. A SES-MG, a SRS Uberlândia e as secretarias municipais de Saúde de Araguari e Uberlândia estão investigando o caso e monitorando os contatos próximos”, afirma a Secretaria em nota.

Não foram divulgadas mais informações a respeito do paciente, para preservar a privacidade e individualidade, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). Próximos à ele ainda não apresentaram sintomas.

Notícia de última hora : Belo Horizonte retomou uso obrigatório de máscaras em locais fechados

📊 SUPER QUARTA

Conhecido no mercado como “Super Quarta”, o dia de hoje, 15, será marcado por decisões de política monetária tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos . A decisão do banco central americano, Federal Reserve (Fed), sai às 15h, enquanto a do Comitê de Política Monetária do Banco Central brasileiro (Copom) será divulgada após o fechamento do mercado. Investidores costumam acompanhar com lupa todas as movimentações dos bancos centrais, que definem o rumo da taxa de juros nos dois países. No entanto, a expectativa é ainda maior para o resultado desta quarta-feira. O motivo? Uma mudança nas projeções nos Estados Unidos. Leia mais.

🗳️ KALIL LANÇA PRÉ-CANDIDATURA COM LULA

- O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), lança sua pré-candidatura ao governo de Minas Gerais nesta quarta-feira, 15, em um evento realizado na cidade de Uberlândia.

O movimento sela o acordo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará no palanque de Kalil. O ex-prefeito conseguiu um feito muito difícil em diversos estados, que foi atrair partidos que nacionalmente estarão em lados opostos da campanha. Além do PT, junto na chapa estará também o União Brasil, que tem como pré-candidato o presidente da sigla, Luciano Bivar. O grupo quer fazer frente ao projeto de reeleição do atual governador Romeu Zema (Novo).

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/06/2022
Reeditado em 15/06/2022
Código do texto: T7536998
Classificação de conteúdo: seguro