# Kalúnia 2022 - Bolsonaro chama juízes do STF de "bananas", reclama de processo contra sua mulher e diz que Aécio ganhou eleição de 2014 -endoidou de vez *

Um jornal de boatos confirmados

(O sujeito está maluco)

Mas a coisa é séria

- O ainda presidente Jair Bolsonaro (agora no Partido Liberal) voltou a atacar a votação eletrônica nesta terça-feira (14). Desta vez o palco foi o 5º Fórum de Investimentos Brasil 2022, em São Paulo. Quer dizer os empresários que o elegeram. Em discurso de mais de 30 minutos o deputado licenciado atacou também, pela enésima vez, o Supremo Tribunal Federal - STF: chamou seus ministros de “bananas”. E acusou Lula de propagandista do aborto entre outras barbaridades.

Bolsonaro disse que sua vida “não é um mar de rosas” - até sua atual mulher, Michelle Bolsonaro, foi “processada porque apareceu um dia na televisão à noite falando sobre o dia das mães” — o discurso da primeira-dama foi visto pela oposição como propaganda eleitoral antecipada.

Aécio ganhou

O ainda presidente partiu para cima das urnas eletrônicas:-- “Porque tem criticado o sistema eletrônico de votação, o candidato pode ser processado e preso. Eu sou obrigado a confiar? Eu posso apresentar falhas? Eu posso dizer como foi a eleição de 2014, que no meu entendimento técnico o Aécio ganhou. Eu, técnico, com a documentação que eu tenho do próprio TSE [Tribunal Superior Eleitoral] falando que eu ganhei no primeiro turno, não posso falar isso?”

E continuou :

“--Vão caçar meu registro? Aqui não tem ninguém mais nobre do que o outro no Brasil. Somos cidadãos. Queremos a paz, prosperidade, tranquilidade. É justo, meus senhores, o ministro Fachin, o que tirou o Lula da cadeia, estar à frente do processo eleitoral? É justo ele se reunir há 10 dias com 70 embaixadores e falar para eles de forma indireta que eu estou solapando a democracia no Brasil e quando aparecer o retrato do final da apuração no primeiro turno, peçam aos seus respectivos chefes de Estado para que reconheçam imediatamente o resultado das eleições?”

As insinuações de Bolsonaro foram além:

Ele disse aos empresários que no seu tempo (sabe-se lá quando) “tinha voto dentro da urna e não amigo contando dentro da sala-cofre”. Eu estou com medo de eleição? Nenhum medo de eleição. Sou democrata, prezo pela liberdade, e quero a coisa certa. Nós estamos falando antes. Por que que o ministro Barroso , no ano passado, vai para dentro da Câmara dos Deputados, se reúne com 11 líderes partidários, e no dia seguinte a comissão especial que analisava o voto impresso muda os seus integrantes? E aí perdemos na comissão. Foi para o plenário e não tivemos 308 votos. Interferência.

Se fazem tudo isso, vocês querem mais sinais do que pode acontecer no Brasil? Convido as Forças Armadas a integrar uma comissão de transparência eleitoral. As Forças Armadas descobrem mais de 500 vulnerabilidades e apresentam mais de uma dezena de sugestões. E aí o TSE não quer mais conversa”, completou, mentindo porque Fachin já enviou mensagem ao Ministério da Defesa dando conta de que está analisando as propostas apresentadas.

Inclusive, o TSE divulgou nota, nesta segunda-feira, em que afirma o acatamento de 10 das 15 sugestões propostas pelas Forças Armadas para aprimorar a transparência do sistema brasileiro de votação. Quatro sugestões serão reavaliadas no próximo ciclo eleitoral (2023-2024), e somente uma foi rejeitada.

O discurso de Bolsonaro já havia sido ensaiado na TV SBT, uma semana antes, quando anunciou, também,

novas manifestações para o 7 de setembro em Brasília, São Paulo e outras capitais

"-- É ir às ruas (disse) , mas não apenas ir às ruas, é saber o que eu pretendo fazer em ato contínuo. A população indo às ruas não sensibiliza Alexandre de Moraes, Fachin, Barroso. Eles estão num propósito de botar a esquerda no poder novamente."

Para cúmulo, Bolsonaro declarou que vai usar o 7 de setembro para promover sua reeleição.

"--O que está sendo organizado, por exemplo, é um 7 de setembro em que a presença do povo estaria demonstrando em que lado estão". Quer dizer, do lado do semianalfabeto do Jair.

Numa entrevista-monólogo - o deputado-federal licenciado deblaterou, sem prova nenhuma, que as eleições de 2014 e 2018 - vencidas por Dilma Rousseff e por ele (!) - foram fraudadas, depois de vomitar mentiras e acusações de encher um balde.

Enquanto isto, o ministro da Casa Civil, Ciro Gomes, dizia numa entrevista à CNN Brasil que Bolsonaro poderia decretar "estado de calamidade pública" e suspender as eleições. "Vai depender da situação do país", declarou o senador licenciado com todas as letras.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/06/2022
Reeditado em 14/06/2022
Código do texto: T7536986
Classificação de conteúdo: seguro