# No Momento - de Uruguaiana : Menor de 15 anos é detido em Uruguaiana com 140 porções de cocaína / Corpos dos desaparecidos na Amazônia já teriam sido encontrados/ Covid volta a matar mais no Brasil *

13 de junho de 2022

Um jornal de atualidade

Menino traficava no bairro Ipiranga

- A Policia Militar de Uruguaiana deteve um menor de 15 anos com 140 porções de cocaína, R$ 100,00 e um celular, no bairro Ipiranga, semana passada. O menor foi levado à delegacia de polícia civil local. A detenção aconteceu por volta das dez horas da noite da última quarta-feira, 8 de junho.

O guri já tinha outros crimes registrados. Entregue à família, ele agora continuará respondendo à Justiça como menor infrator.

Uruguaiana não teve nenhum assassinato em maio

- A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou dados, semana passada, apontando zero de assassinatos durante maio, em Uruguaiana. Vale dizer, porém, que em maio do ano passado, apenas um assassinato havia ocorrido no município.

O mesmo indicador apontou, ainda, uma queda de 132 para 125 (5,3%) no número de assassinatos no Rio Grande do Sul, comparando maio deste ano com maio do ano passado.

Corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips já teriam sido encontrados

- Os corpos do i ndigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde o dia 5 de junho último, podem ter sido encontrados hoje, segunda-feira, segundo Alessandra Philips - esposa do inglês. Mas a Polícia Federal do Brasil, encarregada das investigações, não confirmou o fato.

Acontece que o jornal inglês "The Guardian", onde trabalhava Dom Philips, noticiou na manhã desta segunda-feira (13/6) que, além de Alessandra Phillips, esposa do jornalista, os irmãos dele também foram informados da descoberta de dois corpos “amarrados a uma árvore em floresta remota”, no Vale do Javari, no Amazonas.

As últimas informações sobre Pereira e Philips dão conta que eles conversaram com a esposa de um líder comunitário apelidado de Churrasco antes de partir rumo a Atalaia do Norte, viagem que costuma levar duas horas se alcançassem este destino. Eles viajavam com uma embarcação nova, de 40 cavalos e 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem. A área onde eles desapareceram é alvo constante de conflitos relacionados a tráfico de drogas, roubo de madeira e garimpo ilegal.

Pereira e Phillips eram alvo constante de ameaças da parte de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

Covid está de volta

- O Brasil registrou neste domingo 43 novas mortes por covid-19. Com isso, o total de vítimas da doença chegou a 668.177. A média móvel de óbitos, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, voltou a patamares do início de abril e agora é de 160, ante 156 na véspera. A alta é de 33% na comparação com duas semanas atrás.

Ao todo, ao menos 31.472.315 pessoas se contaminaram com o coronavírus no País desde o início da pandemia.

O aumento das contaminações e mortes pela doença podem estar relacionados a duas novas subvariantes da família Ômicron. Dominantes na África do Sul e em Portugal, as mutações BA.4 e BA.5 causam incerteza diante da iminência de uma nova onda de Covid-19 nos próximos meses.

Casos prováveis no Brasil

No Brasil, a proporção de casos prováveis das subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron passaram de 10,4% para 44% em quatro semanas, reflexo da rápida disseminação do vírus, mostra análise do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) feita com dados da Dasa e DB Molecular.

Identificadas no início de abril por pesquisadores em Botsuana e África do Sul, essas novas subvariantes da Ômicron provavelmente surgiram entre meados de dezembro e início de janeiro. Depois de se tornarem predominantes entre os novos casos na África do Sul e em Portugal, agora lideram as novas ondas da pandemia.

Na África do Sul, "onde BA.4 e BA.5 foram detectados pela primeira vez, sendo BA.5 a mais presente no momento, o pico da pandemia terminou em meados de maio e seu impacto foi moderado. BA.5 é a predominante em Portugal, país onde a incidência está aumentando, embora em níveis mais baixos, por enquanto, do que durante a onda anterior", explicou a Agência Francesa de Saúde Pública na sexta-feira.

O aumento de infecções também ameaça outros países. Segundo o ITpS, foi visto nas últimas semanas que a prevalência de casos prováveis das subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron vem aumentando de forma rápida no Brasil, fato que explica o recente e forte aumento na positividade de testes. A análise aponta que há casos prováveis da BA.4 e BA.5 em pelo menos 118 municípios de 12 estados, além do Distrito Federal.

Na Europa, casos de BA.4 e BA.5 também são cada vez mais frequentes na França, devendo superar a BA.2, majoritária desde o início do ano. A agência de saúde francesa confirmou a aceleração de casos em seus últimos números semanais, bem como o aumento dessas duas subvariantes.

A situação é semelhante à vivida na Alemanha e no Reino Unido. Segundo vários especialistas, o fim das medidas de controle sanitário favorece esse aumento de infecções.

Duas doses de vacina imunizam crianças de até 5 anos

- A Food and Drug Administration, agência do Governo dos Estados Unidos para alimento e medicamentos, divulgou estudo, sexta-feira última, onde aponta que duas doses da vacina contra covid-19 da Moderna são geralmente seguras e eficazes em crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

A FDA pode tomar uma decisão na próxima semana sobre autorizar as duas vacinas para uso entre crianças pequenas, depois que especialistas em vacinas que aconselham a agência considerarem os dados sobre as vacinas e fizerem uma recomendação.

Além disto, três doses da vacina contra covid-19 da Pfizer e BioNTech foram eficazes na prevenção de casos sintomáticos em crianças de 6 meses a 4 anos em estudos, de acordo com os reguladores de saúde dos Estados Unidos. A equipe da FDA também disse, em uma revisão de dados de estudo publicada online neste domingo, 12, que não havia novas preocupações de segurança sobre o uso da vacina em crianças pequenas em comparação com grupos etários mais velhos.

A avaliação é o mais recente sinal de que as autoridades estão se aproximando da liberação de vacinas para crianças menores de 5 anos, o último grupo não elegível para a vacinação contra a covid-19.

Gato transmitiu covid na Tailândia

- Uma veterinária na Tailândia contraiu coronavírus de um gato infectado no ano passado, pesquisadores concluíram em um novo estudo. Esse é o primeiro caso documentado de transmissão do Sars-CoV-2 de gato para ser humano, embora especialistas destaquem que o risco de um felino infectar uma pessoa é muito baixo de forma geral.

O gato tinha dois tutores e ambos contraíram covid-19.

A hipótese mais provável é que o gato foi contaminado por um deles e, depois, infectou a veterinária. O gato espirrou no rosto da veterinária, segundo os cientistas que descreveram o caso. O trabalho foi realizado por uma equipe da Universidade Príncipe de Songkhla.

O sequenciamento genômico confirmou que o gato e as três pessoas foram infectados por uma versão idêntica do vírus, que não estava ainda disseminada na população local na época em que o caso aconteceu.

Estudos anteriores haviam mostrado que pessoas podem infectar gatos

E que, em certas condições, gatos podem transmitir o vírus entre si. Além disto, furões, hamsters e veados podem transmitir o coronavírus para pessoas.

O novo estudo foi publicado esta semana no periódico científico Emerging Infectious Diseases, que pertence ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

O CDC recomenda que pessoas infectadas evitem o contato com seus pets.

Zulcy Borges e editor e jornalista diploamdo
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/06/2022
Reeditado em 13/06/2022
Código do texto: T7536908
Classificação de conteúdo: seguro