Por que eu sou ou me tornei ateu??

Uma breve lista de alguns prováveis fatores

1. Porque eu sou/me tornei mais intelectualmente honesto

Por ter amadurecido nesse aspecto, passando a sempre buscar pela verdade objetiva, independente se for pessoalmente inconveniente.

Por exemplo, a crença na vida eterna, que é reconfortante para a maioria dos seres humanos, inclusive para mim. Mas, se não passa de uma crença sem qualquer comprovação, então, no mínimo, pelo pensamento racional, deve-se ser bem mais cauteloso, evitando acreditar no que não sabe se é verdadeiro, só para se sentir bem.

1.1 Porque eu sou desconfiado

Por que eu preciso confiar, ter a certeza de que não estou sendo enganado ou me enganando com uma mentira...

Interessante que essa minha tendência para a desconfiança também se expressa nas relações interpessoais.

1.2 Porque eu não sou conformista

Por não me conformar facilmente com o pensamento da maioria, por também ser mais reflexivo e, portanto, autocrítico.

Um exemplo óbvio é o de se acreditar em algo só para seguir as opiniões mais populares do momento ou do grupo ao qual ''pertence''. Mas, e se não for verdadeiro ou estiver errado?? Por isso é sempre preciso analisar,criticar e julgar de maneira imparcial ao invés de acompanhar o senso comum sem saber se coaduna com o bom senso.

2. Porque eu sou um pensador literal

Por ser mais literal em meu pensamento (ainda que também adore pensar por metáforas e analogias).

Por exemplo:

"Foi Deus quem me ajudou"

Não, pera... como assim?

Figurativa ou literalmente??

2.1 Porque eu sou/me tornei um pensador mais coerente

Por exemplo:

Se "Deus é perfeito em tudo o que faz", então, por que o ser humano, que é a sua imagem e semelhança, faz tanta m... ??

"Porque lhe deu o livre arbítrio"

Mas, o livre arbítrio (capacidade de julgamento totalmente livre de condicionamentos anteriores) realmente existe??

3. Porque eu sou gay

Na verdade, homo-bissexual, para ser exato. Mas, não percebo esse fator como um dos fundadores da minha descrença e sim como um dos que aumentam a minha raiva e o meu desprezo pela hipocrisia de muitos daqueles que creem em mitologias, até como recíproca a nível pessoal...

Por exemplo, recentemente, o luxuoso Vaticano (a "casa de deus" não deveria ser simples???), autoridade máxima do catolicismo, renovou o seu ódio completamente irracional por LGBTs chamando nossa possibilidade de união afetiva, tão válida quanto a união "tradicional", de "pecado", em retrocesso ao caminho de "tolerância" que tinha esboçado.

De qualquer maneira, o simples fato de ser muito improvável que seja verdade, já é razão suficiente, pra mim, para que não a adote como crença ou ''referência de realidade''.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 07/05/2021
Reeditado em 22/12/2022
Código do texto: T7250083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.