A trindade

Para quem é observador, verá que na história a trindade é algo muito importante, sobretudo nas questões religiosas.

Como exemplo, no hinduísmo há a conjunção dos três principais deuses; Brahma, Vishnu, Shiva. Já na antiga religião egípcia também há a trindade Osíris, Ísis e Hórus. Eis aqui apenas dois exemplos, mas é possível encontrar mais.

Não vamos aqui fazer um estudo sobre o significado da trindade, longe disso. Mas apenas fazer uma reflexão sobre a trindade no Cristianismo. Há quem questione o significado da trindade, já que a religião cristã é monoteísta.

Deus é uno. Como pregam as principais religiões do mundo, Deus é um só e recebe diferentes denominações a depender da religião, mas, a princípio, há um único Deus. No caso do Cristianismo, a crença remonta ao Deus de Moisés, Abraão, patriarcas hebreus e que se tornou bastante claro após a passagem de Jesus, o Cristo, pela terra.

Pois bem, o Deus descrito por Jesus é o Abba, que significa papai e que procura demonstra ser esse Deus o pai que cuida, zela, ama, diferente de outras interpretações que colocam Deus como uma entidade vingadora, repressora.

E Jesus mostrou com muita propriedade esse Deus misericordioso e bom. Suas parábolas e sua conduta mostram isso.

Porém, não nos afastemos de procurar entender o que é a trindade, já que Deus é um só. Ora, Deus é uno e se é assim, o conceito de trindade parece uma contradição, eis que reconhece o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Quando Jesus veio à Terra para viver entre nós, ele desce à condição humana e transforma-se em Deus Filho. Não é um novo Deus, diferente do Deus Pai. É um só Deus. Só que agora, encarnado na condição humana, para viver aquelas experiências que nós humanos tomamos para nós. Isso mostra duas coisas. Primeiro, o livre arbítrio é respeitado, pois Deus respeita as escolhas feitas pelos humanos. Segunda, quando Deus decide encarnar, significa que antes ele não tinha a aparência humana. Sutil observação, mas que é repleta de significado. Deus é um, gerador e decide encanar para viver a experiência humana.

Continuando, no Gênesis, quando o Deus pai sopra o barro, a matéria da terra, e cria o ser humano, na verdade ele está passando para o ser humano o terceiro Deus, o Espírito Santo, que abita em todos. Fica claro perceber porque Deus está em todos os lugares e em todas as pessoas. É o espírito que anima. É equivocado dizer que Deus não está em todos os lugares, como alguns dizem. Na verdade, Deus está, apenas quem questiona não é capaz de sentir.

Ou seja, em uma pequena reflexão é possível entender a trindade no Um. Um Deus só, portador da energia vital, o sopro da Vida que está presente em tudo, em todos, que se fez presente na Terra através de Jesus e que continua sempre a ser Deus, idealizador e criador de tudo o que existe.

Como veem, com um pouco de reflexão é possível entender o que é a trindade.