A principal diferença entre uma condição contextual psicológica e uma condição crônica psicopatológica

...com uma metáfora

Um carro "com defeito de fabricação" e, outro, que se desgasta em ambientes que lhes são desfavoráveis, com o perdão pela comparação grosseira...

Imagine que você tem dois carros de um mesmo modelo, com uma diferença primária marcante, um deles apresenta um defeito de fabricação relacionado à sua capacidade de acelerar. O outro, como a maioria dos carros, apresenta boa mobilidade em certas estradas mas não em todas. Então, pense que você fica com o carro que já veio com "defeito" e eu com o outro, só que, como eu não sou um motorista inteligente, eu começo a usar e a abusar do carro, andando com ele em estradas de todos os tipos, especialmente nas piores. Alguns anos passam desde essa data e o meu carro, que era novinho em folha, agora, está em um estado lastimável, enquanto que o seu carro até que não está mal, isso porque você o levou ao mecânico logo no primeiro ano de uso e ele conseguiu prescrever um remédio que o ajuda a controlar aquele problema da aceleração. Controla, mas de tempos em tempos, tem recaídas e precisa levá-lo ao mecânico. Então, pense que esses carros são na verdade dois seres humanos, um que desenvolveu esquizofrenia a partir dos seus vinte e poucos anos. E, outro, que sou eu, porque de fato desenvolvi sequelas e tiques psicológicos a partir do desgaste que já sofri e que continuo a sofrer ao ter que lidar com ambientes cheios de pessoas irracionais e de ter uma tolerância bem baixa com a irracionalidade... Não apenas quanto à hostilidade dos outros mas em como que a sociedade está ou tem sido estruturada. Essa é a diferença mais importante de uma condição psicopatológica ou crônica, em que o indivíduo a desenvolve, geralmente, sem a necessidade que ocorram gatilhos anteriores, sugerindo que se consiste em uma condição mais intrínseca à pessoa do que à maneira com que tem interagido e reagido nos seus ambientes de existência... e de uma condição contextual psicológica em que o contexto é tão importante quanto às predisposições que o indivíduo venha a apresentar. No entanto, parece ser de praxe que a psicologia moderna não leve em conta essa diferença básica entre os dois tipos, resultando em uma expansão exagerada de categorização de psicopatologia tal como se o carro com "defeito de fabricação" fosse exatamente o mesmo que um carro com mobilidade limitada, mas, que acaba desgastado por causa dos ambientes em que tem andado. Isto é, que eu sou idêntico a um indivíduo com esquizofrenia. Tal como dizer que um hipotético inuit, que está mal-adaptado a uma ilha tropical, nasceu com dificuldade para se adaptar... ainda me atrevo a dizer que, não estamos falando apenas de níveis de adaptabilidade mas, também, de exoticidade, já que algumas pessoas, como eu, apresentam uma menor capacidade para lidar com uma gama diversa de tipos humanos, psicológico, cognitivo e cultural, que encontramos em nossos ambientes, especialmente os tipos mais tóxicos!! Eu nunca tolerei abusos ou falta de respeito e também por isso acabei desenvolvendo uma resposta acentuada de fuga, afinal, essa tem sido a regra e não a exceção entre nós. Parece até que eu tenho "sexto sentido" para detectar gente tóxica. E definitivamente não são poucas...

A psicologia precisa reconhecer essas diferenças. De quem apresenta debilidades mentais por razões mais intrínsecas e de quem apresenta debilidades por razões mais extrínsecas. E, cabendo o melhor tratamento para ambos, primeiro de tudo, reconhecer que indivíduos nunca podem ser absolutamente reduzidos a certos rótulos clínicos. Segundo que, aqueles que apresentam debilidades mentais por razões mais extrínsecas têm mais a nos dizer sobre o que não está certo mas normalizado na sociedade do que o contrário. Tal como uma planta sensível que murcha com o aumento da poluição.

Novamente, com perdão àqueles que sofrem de transtornos mentais, tal como a esquizofrenia. Minha intenção com esse texto não é a de ofende-los, mas, eu, realmente não tive uma ideia ou uma maneira melhor de falar sobre esse tema.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 19/04/2021
Reeditado em 24/02/2023
Código do texto: T7235660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.