Consciências XIII

Será que eu "tenho" "personalidade limítrofe"??

Eu explodo fácil. Passo o dia tentando, em vão, me controlar. Tudo me revolta, até porque quase tudo o que me revolta sobre o mundo humano é legitimamente revoltante. Basta ligar a TV que eu me revolto com alguma coisa, no mínimo. Aliás, nem preciso ver o que acontece de errado em outros lugares para me revoltar... Por isso que eu preciso aprender a me desligar um pouco desse realismo, porque tem me causado mais problemas, já que, de qualquer maneira, eu tenho pouca a nenhuma possibilidade de mudar o mundo. E um desses problemas tem sido a minha incapacidade de me controlar em relação ao meu pai. Eu sei que tenho alguma razão, porque ele tem tido dificuldade de aprender que deve sempre usar máscara quando sai à rua, tapando rosto, boca e nariz. Que não pode tirá-la ou deixá-la no queixo. Já se passou um ano de pandemia e ele ainda não aprendeu. Várias vezes eu já explodi com ele sobre isso. Porque eu me desgasto por tantas vezes que já pedi para fazer o certo e ele não fez. Sei que é complexo. Que ele é muito teimoso, mas que também tem um bom coração. Já perdeu um irmão para a covid. É um fumante crônico e os seus pulmões já estão mostrando sinal de esgotamento. Mas ele pensa que está tudo certo. Que vai chegar aos 90 anos e saudável. Neste aspecto, de autoconhecimento, tem sido um ser humano bastante irracional. Ontem, ele voltou a me encher o saco, o que me deixou revoltado. Foi sobre o fato de não comer mais carne (com exceção ao peixe que eu continuo comendo, esporadicamente). Comentou que o cachorro-quente estava uma delícia e que eu deveria provar. Se esqueceu que eu não parei de comer a maioria dos alimentos de origem animal apenas por gosto. Apenas disse para ele não dizer mais nada. Fui muito ríspido. Depois, pedi desculpas e tentei explicar o meu posicionamento, aí ele veio com um argumento de que "sempre foi assim por causa da cadeia alimentar" e que "Adão e Eva há milhões de anos atrás"... relevei para não explodir de novo. Passei o domingo, no dia posterior, com vergonha dele e da minha mãe, por ter sido extremamente injusto. Ao menos, isso me serviu como uma lição. Decidi que não vou mais entrar em conflito com ele. Mas não é fácil. Sua teimosia parece de nascença e com o avanço da idade, a tendência é piorar. Ele é muito ingênuo, generoso... mas nasceu no país errado, o Brasil, terra de gente ruim...