A necessidade de um verdadeiro centrismo na política brasileira e mundial

"Centrão"

"Aquele psicopata (e/ou) "ultraconservador" que, desgraçadamente, foi eleito "presidente" do Brasil, em 2018, para sobreviver à possível cassação do seu mandato ignóbil conseguiu cooptar (do verbo $$$$) boa parte do CENTRÃO para o seu lado..."

Esta é uma maneira honesta e resumida para se falar sobre os últimos desdobramentos da patética e sofrível política brasileira em março de 2021 "dc"... Mas, tem um erro grave aí: chamar de "centristas" aquele bando de semi-analfabetos que, "em nome de deus, da pátria e da família", votaram a favor do impeachment da ex- "presidenta" Dilma Rousseff em 2016.

Centristas não, porque eles são, em sua grande maioria, de "conservadores", de direita ... que são esses seres racionais, cautelosos e zelosos pela harmonia da sociedade humana (sarcasmo evidentemente estridente).

Os verdadeiros centristas não são centristas só porque estão no centro de um espectro político/ideológico, por não serem de esquerda ou (supostamente) de direita. E, sim, por serem os mais aptos a buscar por posicionamentos mais equilibrados. Por isso, o Brasil e outros países precisariam de um verdadeiro CENTRÃO, isto é, de um predomínio de políticos idealmente autocríticos, racionais, realmente preocupados com o bem estar social e geral, mesmo como um antídoto certeiro contra a polarização ideológica. Porque, o que temos, até a atualidade, tem sido um predomínio de "conservadores" (uma das razões para termos tanta corrupção na política...) e uma minoria de partidos e figuras políticas progressistas, predominantemente radicais, se para o marxismo ou para os identitarismos, se estes não buscam, de fato, dialogar com a população, na tentativa de conciliar e conceder pontos de vista (baseados na tola "estratégia" de "nunca retroceder,de sempre avançar"); se acreditam, com absoluta convicção, de que estão certos sobre tudo e o oposto para os que pensam diferente...

Pois seria bom se existissem partidos "conservadores" realmente moderados e não esse punhado de neoliberais que, se não são fundamentalistas nos costumes, são em relação à economia, do tipo que não quer oprimir, apenas explorar...

Mas seria ainda melhor se tivéssemos legítimos centristas progressistas, se sabemos o quão importante é a justiça social para a evolução humana ideal.

Modéstia à parte, eu acho que sou um exemplo deste tipo, por agora, praticamente inexistente na política, brasileira e internacional, ao menos em termos de visibilidade e organização.

No entanto, para se chegar nesse nível de lucidez, no mínimo, esse tal "centrão", atualmente dominante em Brasília, deveria deixar de existir, e, para que isso fosse possível, apenas combatendo de frente, ou de fato, a corrupção, começando pelo fim de benesses volumosas que a classe política tem tido direito, o que provavelmente afastaria parasitas (tal como o atual pseudo presidente...).

Mas seria tal como se o Brasil tivesse que se reinventar, se a corrupção tem sido sua marca registrada desde as capitanias hereditárias, de quando nem era Brasil.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 01/04/2021
Reeditado em 27/09/2022
Código do texto: T7221097
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.