Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ainda sobre a terceirização da autoestima

É o mesmo que fragmentar a autoimagem vinculando-a a objetos abstratos ou concretos e estabelecendo uma relação de dependência emocional com eles. Então, eu penso na existência de dois, e não apenas de um tipo de baixa autoestima: a explícita e a implícita ou disfarçada.

A explícita, que é mais fácil de ser percebida, principia-se evidentemente pela terceirização da autoimagem do sujeito, que resulta numa internalização de inferioridade, provavelmente por vincular-se a "objetos" que o desfavorece mas, primeiro de tudo, pelo simples ato de se fazê-lo. De qualquer maneira, o ideal é de nunca haver qualquer tipo de dependência mais profunda.

Já a implícita ou a disfarçada, é quando essa terceirização da autoestima tem como finalidade inflar artificialmente a autoimagem. Assim, por exemplo, um indivíduo classicamente racista ou supremacista (de qualquer raça mas, especialmente da caucasiana) vincula a sua autoestima à sua raça ao invés de cultivá-la em sua integridade, isto é, em si mesmo. Ainda haveria um orgulho racial (ou de qualquer outro tipo) saudável, pois é possível ter orgulho, vinculado a outros objetos, sem que isso transborde como autoprojeção agressiva ao outro. Por exemplo, você pode gostar dos seus olhos azuis sem que isso implique em insultos a quem tem olhos castanhos.

Também é importante ressaltar que, se para os seres humanos existe uma grande necessidade de distração quanto à percepção da passagem do tempo, a vaidade tem tido um papel muito importante para preencher essa lacuna, pois se alienar em relação ao que mais importa na vida, para muitos, parece ter um efeito positivo à sua saúde mental (mas não em relação à sua saúde intelectual, é claro).  
Thiago Fávero
Enviado por Thiago Fávero em 17/02/2021
Código do texto: T7186390
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Thiago Fávero
Bicas - Minas Gerais - Brasil, 32 anos
790 textos (10692 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/04/21 01:58)
Thiago Fávero