Sobre a aparente simplicidade da verdade e da mentira

Existe uma regra muito básica de comprovação de uma verdade que se consiste na correspondência entre aquilo que se afirma e aquilo que é real, factual ou factível.

Por exemplo, se eu afirmo que meço 1,80 de altura, então, eu preciso comprovar isso. Bem, na realidade, eu tenho 1,72 e, portanto, essa afirmação não é verdadeira.

Esse é um caso bem simples mas é muito comum que, a partir de casos polêmicos, essa regra básica seja quebrada.

Por exemplo, pela afirmação abaixo:

"O capitalismo não é um sistema autoritário"

Para ver se essa afirmação expressa uma verdade, nós precisamos definir capitalismo, analisar a sua história, com muita atenção aos detalhes (coerência ou contradições) e, por fim, definir autoritarismo para, então, aplicarmos o seu conceito ao capitalismo.

Ser preciso ou honesto ao significado das palavras é basicamente o bom senso.

No entanto, para os que são fanáticos por esse sistema econômico (e ideológico), essa básica correspondência entre afirmação e realidade é negada em prol de análises tendenciosas sobre o tópico, porque não são capazes de aceitar que o capitalismo possa ter imperfeições, ainda mais se forem tão pronunciadas, tal como, de fato, são. Pois se eles apenas o analisassem de maneira imparcial, usando essa regra, chegariam às mesmas conclusões que as minhas, de que sim, o capitalismo é um sistema autoritário, porque a relação entre os donos dos meios de produção, especialmente os mais ricos, que são detentores de boa parte do dinheiro, das riquezas produzidas, e dos trabalhadores (os que produzem essas riquezas), não é caracterizada por diálogo, conciliação, concessão ou equilíbrio, se o primeiro grupo é sempre o mais beneficiado.