Obstáculos para a efetivação de uma sociedade inteiramente baseada no comunismo

1- Erradicação das classes sociais

É praticamente impossível que uma sociedade complexa consiga existir sem que se constitua de maneira hierárquica, se por classes, castas ou categorias. O maior problema ainda não é a existência de classes ou hierarquias, per si, mas as diferenças de liberdade*, respeito e bem estar entre elas.

Complexidade sem hierarquia é o caos.

* não confundir com irresponsabilidade

2- Erradicação do Estado

O Estado existe para organizar a complexidade inerente das sociedades densamente povoadas. Por isso que também é improvável que uma sociedade complexa consiga sobreviver sem o Estado. O problema não é sua existência, mas a qualidade intelectual e moral, médias: das classes políticas, dos funcionários públicos,e do tipo e nível de influência das elites econômicas sobre ele, que influencia diretamente em sua capacidade de funcionar com eficiência e justiça.

3- Erradicação da propriedade privada

Novamente, o maior problema NÃO É que exista a propriedade privada, mas que existam seres humanos demasiadamente egoístas e gananciosos com total liberdade para ''empreender'' tendo como principal objetivo o lucro pessoal, insensíveis/indiferentes quanto às consequências.

4- Ditadura do Proletariado

Uma sociedade hipotética cujos governantes precisam ser oriundos das classes trabalhadoras ou basais, não seria muito diferente do classismo pelo qual estamos estruturados, em que são as "elites burguesas" ou as "classes altas" que detêm boa parte do poder em suas mãos. Ainda que, segundo o pensamento marxista, essa ditadura seria um período transitório para a construção de uma sociedade comunista, categoricamente sem classes. Além de desprezar que, para a boa governança, fundamentalmente, há de se ter competência para isso. Não muito diferente do que a esquerda identitária tem proposto, de substituir o mérito por cor da pele ou gênero dos grupos historicamente oprimidos...

5- Ausência de gratificação por mérito (?)

Uma sociedade complexa que não tivesse o dinheiro ou qualquer outra forma de gratificação, e por mérito, sobreviveria??

6- Liberdade absoluta

Se a grande maioria dos seres humanos fosse suficientemente racional, não haveria razão para não confiar a todos plena autonomia. No entanto, a realidade tem nos mostrado o cenário oposto. Por isso que, parece improvável que uma sociedade sem leis, regras ou limites (impostos pelo Estado), espontaneamente resultará em harmonia e solidariedade.

7- Os próprios defensores do comunismo

Se a maioria dos defensores do comunismo mal sabem reconhecê-lo, acreditando cegamente na propaganda de países que se declaram como socialistas ou comunistas, só para começar, imagine o que eles fariam se conseguissem tomar ou conquistar o poder político de outras nações?? Será que finalmente as transformariam em sociedades utópicas ou resultariam nas mesmas ditaduras burocrático-militares de esquerda, de sempre, com socialismo ou comunismo de fachada??

Esse texto não significa que eu seja contrário ao progressismo, à contínua melhoria das sociedades humanas, até por já ter pensado numa alternativa substituta ao comunismo e aos atuais arremedos de democracia moderna, que é a intelectocracia, o modelo mais ideal de organização social em que, apenas os mais "sábios" poderiam governar, ainda com grande participação popular nas decisões conjuntas, pois também se constituiria como uma hierarquia horizontal.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 29/01/2021
Reeditado em 27/09/2022
Código do texto: T7171412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.