Uso excessivo do plástico e a má reciclagem

Atualmente, o controle do uso excessivo do plástico, é um desafio que atinge a sociedade global. O material está em praticamente todos os lugares que você frequenta, entretanto, a forma que é descartado, preocupa a diversos especialistas do meio-ambiente, preocupação essa, que atinge a fauna e a flora de todas as regiões do planeta.

Primeiramente, podemos verificar o quão prejudicial o consumo desenfreado do plástico pode ser para a vida marinha. Segundo pesquisa do “5 Gyres Institute”, estima-se que há cerca de 5,25 trilhões de partículas de plástico flutuando no oceano, o que é equivalente a 269 mil toneladas de material descartado incorretamente. Determinado fator vem a causar um impacto gigantesco na cadeia alimentar dos animais marinhos, o que vem a influenciar, posteriormente, a qualidade de vida dos humanos.

É de fácil compreensão, também, que o uso excessivo do plástico pode vir a modificar, não somente a vida marítima, e sim, os centros urbanos. O acúmulo de resíduos plásticos nas cidades contribui para o aumento de enchentes urbanas, que servem de passagem para insetos e roedores, tendo reflexos tanto na degradação ambiental quanto na saúde pública

Levando em consideração todos os aspectos mencionados, é necessário que o governo brasileiro, em parceria com as unidades federativas, apresente projetos para ensinar os jovens e adultos sobre a importância da correta reciclagem do plástico. É importante, também, que demonstrem por meio de propagandas nos meios de comunicação mais utilizados, visando demonstrar para o povo o quão prejudicial à saúde pública esse problema pode vir a ser. Por fim, é necessário que o povo brasileiro comece a se encarar como o culpado por esse problema, pois, segundo Platão, o primeiro passo para mudar o mundo, é mudar a si mesmo.

Arthur Sehnem
Enviado por Arthur Sehnem em 23/11/2020
Código do texto: T7118940
Classificação de conteúdo: seguro