Quais são os desafios éticos e morais do uso da Inteligência Artificial

“Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade”, disse Albert Einstein, um dos cientistas mais importantes de toda a história. Com base nesse posicionamento, é possível compreender que a Inteligência Artificial (IA), pode trazer praticidade e comodidade para todos os seus usuários, porém, não é possível traçar limites humanitários e morais para a utilização de tal ferramenta, dessa maneira, sempre há a dúvida sobre qual é o limite ético dentro de uma sociedade tecnológica.

Primeiramente, é importante analisar o quanto as empresas utilizam da Inteligência Artificial para obterem vantagens, visto que determinados algoritmos são capazes de armazenar maior quantidade de dados e oferecerem mecanismos para todas as situações necessárias. Desta maneira, debates éticos são travados pela sociedade, tendo em vista que a mão de obra humana está sendo substituída por máquinas especializadas. Entretanto, é necessário visualizar essas ferramentas tecnológicas como suporte e não ameaças, uma vez que a inteligência artificial tem como objetivo principal servir de apoio para a realização de tarefas repetitivas.

De mesmo modo, é necessário entender o papel da Inteligência Artificial em um dos pilares mais importantes da sociedade, como por exemplo, a política. Segundo pesquisa da Revista Galileu, na eleição presidencial brasileira de 2014, 10% das interações no Twitter foram feitas por máquinas programadas, buscando favorecer o candidato Aécio Neves. Diante desses fatos, é notável que a Inteligência Artificial aplicada em diversos meios é tendenciosa e falsa, tornando-se prejudicial a sociedade, manipulando o pensamento ético.

Pela observação dos aspectos analisados, fica claro que a questão ética não pode ser diretamente ligada na programação de um algoritmo em determinadas máquinas. Cabe ao Estado, criar um Órgão Regulamentador, que venha a agir como fiscalizador e regulamentador dos limites que uma empresa possa vir a atingir utilizando a Inteligência Artificial em território nacional. Com essa intervenção, a sociedade poderá sentir-se segura quanto aos seus dados disponibilizados na internet, independente do setor, essa ferramenta não estará ultrapassando os limites éticos dos usuários.

Arthur Sehnem
Enviado por Arthur Sehnem em 01/11/2020
Código do texto: T7101631
Classificação de conteúdo: seguro