A Sopa de Pedras

Uma das muitas histórias que a minha saudosa mãe contava:

Certo andarilho muito espirituoso andava caminhando pelo mundo. Sua bagagem? Apenas um ralo e surrado cobertor dobrado sobre os ombros, chegou a uma fazenda e pediu um pouso. A dona da fazenda se mostrando muito antipática o apontou o rancho aberto que abrigava o carro-de- bois, antigamente comum em todas as fazendas.

O pobre andarilho sentindo muita fome e não lhe foi oferecido uma janta e sequer um cafezinho. Sozinho no barraco, apenas coberto e sem nada pra fazer, arquitetou um plano bem audaz para conseguir comida de quem nada havia oferecido. Olhando no chão, umas pedras pequenas e lizas teve uma ideia: recolheu algumas e com elas nas mãos se dirigiu à senhora da fazenda e humildemente, mostrando as pedras falou: -A Senhora me empresta uma panela para mim fazer uma sopa destas pedras para mim jantar?

A senhora arregalou os olhos e perguntou exclamando: sopa de pedra? Que é isso? Eu nunca nem vi falar uma coisa dessas! O senhor vai cozinhar essas pedras?

-Sim, vou fazer uma sopa pra eu jantar.

-Ora, eu quero até ver.

-Sim senhora. Me empresta a panela e até lhe ensinarei fazer, depois, tenho certeza: A senhora vai até adotar o ensopado e inserir na alimentação da família. É saboroso e nutritivo!

Claro que aquela senhora não acreditou bem no pobre homem, mas, ficou em dúvidas e não custava nada tirar a prova, afinal, apenas emprestaria a panela e até lhe ofereceu o fogão com o fogo já aceso, tamanho era a curiosidade. Ali ficava mais confortável a sua aprendizagem!

O homem bem decidido, sob o olhar curioso da mulher que seguia muito interessada cada ato seu, lavou com cuidado as pedrinhas e colocou-as dento da panela quando já fervia a água. A mulher, sempre fiscalizando-o, então ele disse: se não for aproveitar muito a V. bondade, gostaria de pedir-lhe também uma pitadinha de sal e um pouquinho de manteiga para mim temperar a sopa. Ela prontamente colocou a sua disposição oseu acervo de tempero:

-Claro, aqui está o sal e a manteiga, se quiser, tem aqui também cebola e outros temperos, alho, pimenta do reino, açafrão, etc.

Ele entusiasmado agradeceu comentado:

-Que legal, vai ficar uma delícia!

Depois de adicionar os temperos, continuou mexendo a panela e em dado momento falou consigo mesmo, dosado no som para a mulher ouvir: -Ah! Se eu tivesse pelo menos um ovo! Aí que ia ficar bom!

A mulher curiosa querendo explorar ao máximo a aula de culinária ofereceu:

-Tome aqui o ovo

Ele quebrou o ovo no caldo fervendo e pensou alto:

-É... Agora só faltou um pouquinho de farina. Ela lhe ofereceu a farinha que foi adicionada na sopa com muito cuidado e bem mexida.

Cozida a sopa, sob o olhar perplexo da mulher, o sábio homem retirou as pedras da panela e, saboreou um saboroso pirão de escalfado de ovo.

Autor Desconhecido
Enviado por Jaques Valadares em 16/09/2020
Código do texto: T7064764
Classificação de conteúdo: seguro