AÇÃO MOVIDA PELA PRINCESA ISABEL É DADA COMO ENCERRADA APÓS 124 ANOS TRAMITANDO NA JUSTIÇA

Solares

O processo mais antigo que até semana passada estava 'sem resposta' teve, por fim, o seu veredicto, depois de anos e anos guardado como uma espécie de 'modelo' para os anais da justiça republicana. Foi este, movido por ninguém mais, ninguém menos, que a Princesa Isabel de Orleans e Bragança, em 1896, requerendo a posse do Palácio de Guanabara, em Laranjeiras, cidade do Rio.

A ofendida alega ter sido expulsa da sua residência sem nenhum motivo que pudesse justificar tamanha afronta. À época o imóvel fora desapropriado por ordem do militarismo, tendo ela e o esposo Conde D' Eu - casado em primeiras núpcias - retornado à Portugal, sem a devida vênia, (se iriam ou não recuperar o casarão que era seu por direito), arquivado o pergaminho agora reaberto pelo Supremo Tribunal Federal.

A decisão não foi favorável ao pedido inicial. Negado. Imaginem se ambos estivessem aqui para contestarem judicialmente a presente demanda 'quem é ou não dono da casa'!

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 03/09/2020
Reeditado em 03/09/2020
Código do texto: T7053498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.