Evasão Escolar

Segundo o líder Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", essa frase demonstra a importância do ensino básico em todo o território nacional, entretanto, é evidente que a evasão escolar é um problema persistente no Brasil. Tal fator gera prejuízos tanto para o indivíduo quanto para a sociedade em que vive.

É importante ressaltar que a baixa qualidade do ensino é um dos principais fatores para a ocorrência da desistência escolar. Afinal, como diversos adolescentes não conseguem enxegar a perspectiva na formação escolar, distanciam-se das escolas buscando outras formas de buscar a ascensão social. Outros fatores sociais, como a gravidez na adolescência e o bullying levam a desistência precoce do ambiente escolar.

Também é necessário pontuar, ainda, que a evasão do ambiente escolar traz diversos prejuízos diretamente ligados com a formação educacional, resultando em um menor conhecimento no campo social, econômico e político da nação. Desta maneira, os adolescentes estão cada vez mais propícios ao desemprego, aumentando a procura por trabalhos ilegais e violentos, principalmente nas maiores cidades brasileiras. Por consequência da baixa ativação do mercado de emprego, o país entrará em regressão econômica.

Diante dos fatos apresentados, é essencial que a educação seja vista como a principal via para o crescimento social e pessoal. Também, é necessário que o estado incentive os alunos e informe-as sobre o papel da educação através de campanhas públicas, realize a melhor fiscalização sobre a frequência escolar e invista nas áreas de pesquisa para que todos desenvolvam-se intelectualmente e profissionalmente.

Arthur Sehnem
Enviado por Arthur Sehnem em 02/09/2020
Código do texto: T7053164
Classificação de conteúdo: seguro