Democratização da Internet e promoção de cidadania

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o governo estadunidense criou a internet, logo em seu início, apenas os cidadãos mais ricos possuíam direito ao acesso, utilizavam de seus computadores pessoais para realizarem pesquisas e tirarem dúvidas específicas, com o passar do tempo, esse ferramenta foi estabelecida como prioridade para todas as áreas de economia do país, chegando em praticamente todos os habitantes, por meio de tablets e celulares de última geração. Entretanto, em países menos desenvolvidos, como o Brasil, o acesso à internet não é privilégio de todos, tal fato que diminui o exercício de cidadania da população.

É importante relembrar que desde os primeiros momentos da nação brasileira, é perceptível que os cidadãos com menor poder aquisitivo não possuem acesso a informações e oportunidades igualitárias. Desde o período colonial até hoje, apenas participantes da classe média e alta acessam as bibliotecas e escolas com maior qualidade. Hoje, a internet é a principal fonte de informação e se tornou algo essencial, estando presente até mesmo na educação em meio a pandemia do novo Corona Vírus. Essa diferença de privilégio promove e mantem o estado de desinformação e outros problemas sociais.

É de extrema importância considerar a participação política como uma das principais formas de cidadania, essa, atualmente, ocorre principalmente por intermédio das redes sociais. Movimentos públicos como o ‘Black Lives Matter’, plebiscitos contra e a favor de interesses pessoais e o acesso às notícias de forma rápida ocorrem pela internet. No momento em que uma parcela do país, deixa de ter acesso a essa ferramenta, ocorre uma exclusão política, tendo em vista que não conseguirão acompanhar e se manifestar sobre seus direitos.

Tendo em vista os fatos apresentados, é extremamente importante medidas para combater o problema exposto. Cabe ao Ministério da Economia a criação de programas de auxílios monetários para a parcela da população que não possui planos de internet e meios para acessa-la, tornando assim, conectados com o mundo moderno. O Ministério da Educação deve agir em conjunto, aumentando o investimento nas áreas de informática em escolas necessitadas, para que os alunos tenham acesso a essa ferramenta básica nos estudos. Com todas essas medidas, o país poderá acabar com a desigualdade em relação à acesso à informação e aumentar a cidadania que ainda é pouco presente aqui.

Arthur Sehnem; 2° Ensino Médio B.

Arthur Sehnem
Enviado por Arthur Sehnem em 09/08/2020
Código do texto: T7031083
Classificação de conteúdo: seguro