Três níveis e tipos de opinião: subjetiva, racionalização subjetiva e verificação e/ou racionalização factual

Opinião subjetiva: qualquer opinião não-analisada que expressa sentimentos e/ou traços de personalidade contextualizados do indivíduo.

Sobreposição de verdades subjetivas (gostos e/ou sensações) em verdades objetivas (fatos).

Exemplo: "Não gosto de 'gays' pelo que eles 'são'"

Racionalização* subjetiva: qualquer opinião que se constitui intelectualmente, a partir do que o indivíduo está pensando, mas, com o intento de justificar opiniões subjetivas e que, com frequência, não são baseadas na precisão de fatos ou em suas distorções.

Sofisticação da opinião subjetiva, mantendo a sobreposição de verdades subjetivas em verdades objetivas ou universais.

Exemplo: "Não gosto 'de gays' porque são (todos) promíscuos e doentes"

Verificação e/ou racionalização factual: qualquer opinião que se consiste categoricamente na precisão de uma verdade ou perspectiva verdadeira. De quando internalizamos fatos ou verdades objetivas/universais, ao invés de tentarmos justificar nossas opiniões subjetivas não-analisadas, bem como também quando buscamos justificar comportamentos ou opiniões com base em fatos.

Exemplo: "Sinto antipatia natural pelo comportamento 'homossexual', mas eu sei que não é 'errado' ou doentio"

Diferenciação entre o que é factual-subjetivo e o que é factual-objetivo.

*Justificativa ou argumentação