# Momento Itajubense : Cultura = Grandes Políticos : Aureliano Chaves

Um jornal de verdade

- MI -

Na rede: "O Ickaborg", de JK Rowling, traduzido para o português por Ryta Vinagre, em theickabog.com

Nas livrarias:"Júlia - Nos Campos Deflagrados do Senhor - romance

de Bernardo Kucinski. Editora Alameda- R$ 48,00.

Grandes políticos

Como a política no Brasil anda mais pra jacaré do que pra peixe, Momento Itajubense - MI - inicia aqui uma galeria de políticos de indiscutível mérito, o que condiz, sem dúvida com o itajubense de coração - ex-presidente interino do Brasil -

Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

Engenheiro, professor, político,secretário de Estado, governador, ministro, presidente interino do Brasil - Antônio Aureliano Chaves de Mendonça nasceu em Três Pontas,Sul de Minas Gerais, em 13 de janeiro de 1929; e faleceu em 30 de abril de 2003, em Belo Horizonte, aos 74 anos de idade. Seus pais foram o dentista e professor João Vieira de Mendonça e Luzia Chaves de Mendonça.

Aureliano casou-se em Itajubá, com Minervina Sanches de Mendonça,conhecida como dona Vivi.

O futuro presidente interino do Brasil fez o então curso primário - hoje básico, na Escola Municipal de Três Pontas; o secundário no Ginásio Municipal São Luís;e o superior, de Engenharia Elétrica, na então Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI - atual Universidade Federal de Itajubá - Unifei.

Jovem estudante em Itajubá, presidiu o Grêmio Theodomiro Santiago, do histórico e ainda existente Colégio Itajubá, no bairro Varginha; e presidiu, por dois mandatos o Diretório Acadêmico da atual Unifei.

Engenheiro formado e professor da EFEI lançou-se candidato eleito a deputado estadual suplente, de Minas Gerais, em 1959, pelo partido hoje extinto, União Democrática Nacional - UDN, assumindo , entretanto, o mandato de titular com a renúncia do parlamentar Gil Vilela.

Depois de uma passagem pela diretoria técnica da Eletrobrás, o engenheiro Aureliano é reeleito deputado estadual de Minas Gerais em 1963, ainda na UDN.

Acontece o golpe militar de 1964, com fechamento do Congresso e todas assembléias legislativas e câmaras municipais do país, e Aureliano Chaves é nomeado secretário de Educação do Estado de Minas Gerais pelo governador Magalhãe Pinto, de quem seguirá secretário de Comunicação e de Obras Públicas.

Governo militar, novos partidos, Aureliano Chaves reassume seu mandato estadual pelo novo partido situacionista Aliança Renovadora Nacional - Arena - hoje extinto - atuando como vice-líder na Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG - em 1966.

Aureliano Chaves elege-se deputado federal pela Arena, em 1967.Segue para Brasília e sua atuação independente no Congresso fica marcada pelo voto contrário à cassação do deputado do Movimento Democrático Brasileiro - MDB - Márcio Moreira Alves requerida Governo do general Ernesto Geisel.

(continua)

(Informações retiradas do livro: "A trajetória do Poder -

de Cesário Alvim a Aécio Nes", de Mílton Reis)

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/07/2020
Reeditado em 13/07/2020
Código do texto: T7004747
Classificação de conteúdo: seguro