# Momento Itajubense -Artigo do médico itajubense Esper Kallás relata avanço da descoberta de vacinas contra o coronavírus *

Um jornal de verdade

16/06/2020

A corriida pela vacina

A discussão para termos imunização eficaz

deve ser estratégica para o Brasil

Esper Kállas

Médico infectologista , professor titular do departamento de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina

da Universidade de São Paulo - USP

Uma vacina eficaz : essa seria uma das melhores soluções para o controle da Covid-19. Como consegui-la é motivo de intenso debate.

Temos algumas premissas, já abordadas nessa coluna, que merecem ser relembradas.

O novo coronavírus não sofre mutação frequente, o que torna mais fácil encontrar um produto que simule artificialmente a infecção. As dificuldades no desenvolvimento de vacinas contra o HIV é, para muitos, motivos para ceticismo. Entretanto, a enorme variabilidade desse vírus promove seu mecanismo de escape, o que não ocorre com o novo coronavírus.

Até hoje, não há relato de pessoas que, comprovadamente, desenvolveram Covid 19 mais de uma vez. Se houver seria um evento raro, provavelmente relacionado a pacientes com doenças ou condições incomuns.

Bastaria ter a doença uma vez para estar proyrgido. Simular o encontro com o vírus poderia , portanto promover essa mesma proteção.

A proteção contra infecções subsequentes é conferida pela presença de anticorpos.

Muito se tem falado sobre os testes sorológicos , que detectam a presença dos anticorpos que "grudam" no novo coronavírus. As vacinas etimulam a produção destes anticorpos.

Precisamos encontrar uma ou mais vacinas para bloquear a transmissão do vírus. Assim poderíamos voltar à situação pré-pandemia.

Várias organizações governamentais (ou coalizão de governos) , empresas de biotecnologia e grandes indústrias farmacêuticas estão empenhadas no desenvolvimento de uma vacina.

Pelo menos dez vacinas estão sendo testadas em pessoas , além de outras 123 que estão em desenvolvimento inicial em laboratório, segundo compilaçao semanal feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A velocidade e os números impressionam e são sem precedentes, considerando uma pandemia cujo vírus foi identificado há menos de seis meses. Para o leitor mais ávido, uma matéria detalhada foi publicada por Gabriela Ingrrid, no UOL, e a lista das vacinas está disponível no portal da OMS (https://www.who.int/publications/m/item/draft-landscape-of-Covid-19-candidate-vacines).

A OMS lançou a operação Warp Speed , que pode ser traduzida como altíssima velocidade, com referência à disposição em acelerar a busca por uma vacina eficaz. Outras organizações internacionais que fomentam a pesquisa em vacinas , como Coalition for Epidemic Preparadness Innovations (CEPI), Program for Apropriate Technologi in Health (PATH), Global Alliance for Vacines and Immunisation (GAVI) , têm colocado bastante energia na iniciativa. O governo americano já investiu em vários programas e um consórcio de países prometeu a injeção de US$ 8,8 bilhões para a descoberta de uma vacina.

Qual a posição do Brasil neste cenário

A disseminação atual do vírus no brasil projeta a perspectiva de que uma grande parcela da população ainda esteja susceptível à infcção. Isso faz com que nosso país seja considerado um dos principais locais para os testes com vacinas.

Esses testes , envolvendo a participação de milhares de voluntários, deverão avaliar se a proteção contra o coVID-19 é possível.

Já foi anunciada a primeira participação brasileira em um protocolo internacional com a vacina produzida pela Universidade de Oxford, cujo desenvolvimento clínico foi assumido pela empresa farmacêutica AstraZeneca. Outras virão.

É importante que o Brasil use essa oportunidade de forma estrtégica. Isso inclui a discussão sobre o acesso e a transferência de tecnologia de uma eventual vacina eficaz. Também inclui o fortalecimento dos centros científicos brasileiros , com envolvimento das agências de financiamento e regulação de pesquisa clínica.

A lomgo prazo , o investimento em desenvolvimento de vacinas trará frutos para o combate a outras doenças , inclusive contra novos germes ainda desconhecidos.

A descoberta e disponibilização de uma vacina contra o Covid-19 é uma etapa fundamental para o enfrentamento da pandemia no Brasil.

---------------------------------------------------------------------------

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 16/06/2020
Reeditado em 17/06/2020
Código do texto: T6978882
Classificação de conteúdo: seguro