As ciências humanas SÃO exatas

As ciências humanas são basais e, portanto, fundamentais. Por isso que todo mundo tem as suas próprias opiniões sobre elas. Por isso que nos acostumamos a chamá-las de "ciências não-exatas". Daí, aparecem bizarrices como o (blefe do) "neoliberalismo" e o "nazismo de esquerda"...

Vejamos o nível de rigor das "humanas", rapidamente:

História: historiadores buscam por fatos /verdades sobre eventos ou períodos do passado bem como os que acontecem no presente e serão material para o futuro. Por exemplo, quanto ao "descobrimento' do "Brasil" é verdadeiro dizer que foi uma descoberta, segundo uma visão europeia, mas, que também foi uma invasão apocalíptica, segundo uma visão ameríndia, dos povos que aqui viviam antes deste acontecimento. Não há nada de "subjetivo" ou "livre de interpretação" aí. O ponto menos aparentemente objetivo da história seria a crítica moral. Por exemplo, de se dizer que a escravidão era a normalidade nos tempos antigos, e portanto, moralmente aceitável. Aí que está. Nunca foi. Especialmente quando nos conscientizamos sobre as verdades mais importantes de todas, de que somos todos iguais, em essência, fadados ao mesmo destino final, bem como pela existência de um rol de possibilidades sobre como organizar uma sociedade sem necessitar de um regime escravocrata, se é imprescindível ou não, justamente aquilo que denominei como conceito essencial da moralidade (que é uma interseção natural com o campo da filosofia).

Geografia: saber sobre o espaço onde vive, suas características físicas, climáticas, hidrográficas, culturais, políticas, econômicas e históricas, bem como de outros lugares, etc..

Não há nada de "absolutamente inexato" na geografia, não é?

Ciências sociais: busca compreender as relações humanas por uma perspectiva social e histórica.

Também estão longe de serem inexatas ou sob o total julgo de interpretação subjetiva.

Psicologia: observação, análises, descritiva e comparativa, dos comportamentos humanos... só para citar alguns aspectos deste conhecimento e de seu caráter "exato".

Filosofia: o campo do pensamento humano, dos mais importantes e, ao mesmo tempo, também dos mais tripudiados, não se baseia em achismos de opinião, mas na exatidão teórica e prática da sabedoria, por exemplo, pela lista de falácias ou equívocos de raciocínio em debates/ confrontações de ideias.

Não confundamos conturbadas disputas ideológicas dentro do campo das ciências humanas e suas consequentes e múltiplas distorções que afetam de sobremaneira a eficiência de seu método científico, com a sua natureza, que é intrinsecamente exata.

O que as ciências humanas realmente buscam??

Como toda ciência, buscam por suas respectivas verdades, e isso também significa que, idealmente, o fazem em prol da maximização do bem estar ou sobrevivência da espécie humana:

A história como registro de "nossa' trajetória e fonte de aprendizado para que erros cometidos no passado não se repitam; a geografia como maneira de organizar politicamente o meio de existência dos seres humanos e também de conhecimento sobre as características dos ambientes em que habitam visando à melhor adaptação; as ciências sociais/políticas//sociologia como método de compreensão da dinâmica social,seu impacto individual e coletivo e soluções buscando maximizar a harmonia entre seres humanos e os meios ou culturas que criam, sustentam, dialogam e se adaptam; a psicologia como maneira de delinear a complexidade da mente humana, também propondo atenuações e soluções para os seus dilemas; a filosofia como farol de sanidade máxima, sempre apontando para as verdades mais fundamentais (existenciais) como maneira de nos iluminar sobre quem somos, o que somos, para "onde" iremos, para, então, enfatizar pelo que é mais essencial na vida, além de nos ensinar sobre autoconhecimento e racionalidade, virtudes elevadas do potencial humano.