CHUVA

A polarização política é marcada por uma chuva de manifestações de rua contrárias e favoráveis ao líder populista.

O que é legível na realidade que se apresenta no cotidiano é a exacerbação do sentimento patriótico, muitas vezes disfarçando interesses outros em nome da defesa da pátria, mas cujo principal objetivo é proteger os interesses das classes sociais privilegiadas pelo capital financeiro. Salta aos olhos uma manobra insidiosa da extrema direita para construir a hegemonia ideológica do liberalismo econômico, que se opõe radicalmente à intervenção estatal, e tentar a todo custo se perpetuar no poder pela via democrática, promovendo o desastroso empobrecimento cultural da nossa gente por meio da redução dos investimentos na área da educação e explorando o que existe de pior no ser humano, como os sentimentos de ódio, intolerância e violência para se posicionar, sem fundamento jurídico, acima das demais instituições do vigente Estado Democrático de Direito, cujo guardião-mor é o Supremo Tribunal Federal. Numa democracia autêntica, o poder político deve se concentrar nas instituições constituídas, e não no líder populista, que se fortalece com o premeditado enfraquecimento daquelas, ensejando a possibilidade do estabelecimento de um regime de exceção no País.

Hoje é dia 30 de maio de 2020. No Rio de Janeiro, o céu está parcialmente nublado sem previsão de chuva.

Carlos Henrique Pereira Maia
Enviado por Carlos Henrique Pereira Maia em 30/05/2020
Reeditado em 30/05/2020
Código do texto: T6962442
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.